TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linha do Tempo Conferencias de Saúde

Por:   •  8/9/2021  •  Abstract  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

                     Aluna: Tatiana Naiana Rodrigues dos Santos Porto

           

            Os testes objetivam verificar  se a frequência absoluta observada de uma variável é significativamente diferente da distribuição de frequência absoluta esperada. Aplicam-se quando se quer estudar a dependência entre duas variáveis, através de uma tabela de dupla entrada ou também conhecida como tabela de contingência.

As principais condições para seu uso são:

  • Exclusivamente para variáveis nominais e ordinais;
  • Observações independentes;
  • Não se aplica se 20% das observações forem inferiores a 5;
  • Não pode haver frequências inferiores a 1;
  • Nos dois últimos casos, se houver incidências desta ordem, aconselha-se agrupar os dados segundo um critério em específico.

             O artigo analisado quanto os métodos qantitativos foi: Qualidade de Vida na Hipertensão Arterial: Validade de Grupos Conhecidos do MINICHAL, o artigo teve como objetivo: Estimar a validade de grupos conhecidos da versão brasileira do MINICHAL em relação à classificação de risco para eventos cardiovasculares, sintomas, intensidade da dispneia e lesões de órgãos-alvo.

Aplicação: A amostra da pesquisa foi 200 hipertensos, o teste de Kruskal-Wallis e ANOVA com transformação nos ranks foram utiliados  para comparar qualidade de vida associada à saúde com relação à classificação de risco para problemas  cardiovasculares e aumento da dispneia, respectivamente.

Importância: a Análise de Variância (ANOVA) com transformação em ranks para comparar escores de QVRS entre hipertensos com diferentes níveis de

dispneia, já o teste de foi empregado para comparar escores  de QVRS entre hipertensos estratificados de acordo com risco para eventos cardiovasculares. Os achados foram considerados significantes quando valor de p < 0,05.

A análise de variância visa fundamentalmente, verificar se há uma diferença significativa entre as médias e se há influência dos fatores em alguma várivel dependente. Foi possível perceber que no estudo não houve diferença significativa, as médias ficaram no mesmo padrão.  

           Neste estudo os dados foram não significantes ou seja a versão brasileira do MINICHAL diferenciar os estágios da hipertensão arterial, esntretanto tal resultado pode ter sido inluenciado pela pouca causuística do estudo.

Sugestão: A minha sugestão seria a realização da mesma pesquisa com uma amostra maior, podendo desta forma verificar a real eficácia do instrumento MINICHAL na versão brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com