TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE EDUCAÇÃO MEMORIAL ADELAIDE FRANCO – FEMAF

O IDOSO E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

PEDREIRAS/MA.

2019

AMANDA SANTOS COSTA

O IDOSO E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Bacharelado em Serviço Social, da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF, para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso(TCC).

Orientador(a): Evaldo Monteiro  

PEDREIRAS/MA.

2019

Com o Constituição Federal de 1988 e a criação do Estatuto do Idoso (Lei nº. 10.741 de 1º de outubro de 2003), envelhecer com qualidade de vida é um direito que deve ser assegurado ao idoso pela família, sociedade e Estado. Segundo o artigo 229, da Constituição: é obrigação da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder publico assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, ao esporte, ao lazer, a cidadania, a liberdade e a dignidade.

A assistência social tem por objetivos: a proteção a família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice; o envelhecimento é um processo natural e inevitável, é uma fase que como a infância, a adolescência e a juventude faz parte do ciclo natural da vida, tornando indispensável a preocupação com a qualidade de vida e a promoção do bem estar dos idosos; e uma proposta de uma participação maior do governo e da sociedade, na busca de um envelhecimento digno para aqueles que muito contribuíram para a construção do nosso município, e dessa forma, buscar também, uma maior inclusão social dos mesmos.

Com o rápido envelhecimento da população brasileira, faz se necessário estimular a vida com qualidade ao longo do  envelhecimento, orientar sobre alimentação saudável  e promover a saúde e o bem estar, atender as necessidades dos idosos previstos no Estatuto do Idoso, Instituir políticas voltadas à construção de uma cultura de hábitos saudáveis; e articular, políticas públicas que promovam a qualidade de vida do idoso planejando e implementando as políticas de assistência aos idosos. Daí a necessidade e a preocupação de levar o conhecimento ao idoso, visando informar e orientar as pessoas nessa faixa etária sobre seus direitos e serviços de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com