TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manipulação Das Redes Como Elemento Disciplinador

Por:   •  28/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

-Elementos disciplinadores e relações de poder

A manipulação das redes como elemento disciplinador:

No âmbito econômico: as propagandas nas redes sociais influenciam o consumismo e geram, consequentemente, uma produtividade na economia.

No âmbito político: os dados obtidos nas redes sociais são utilizados com o objetivo de controlar a opinião dos usuários, como, por exemplo, em relação às escolhas na votação de algum candidato, plebiscito ou até mesmo reprimindo manifestações.

-Reflexão

A sociedade contemporânea está passando por diversas transformações graças ao surgimento da internet. Entre essas mudanças, destaca-se a manipulação dos dados feita por empresas, instituições e governos que têm, em comum, o objetivo de tornar o corpo manipulado mais produtivo, útil e dócil. Sob esse viés, é possível relacionar os conceitos de instrumentos disciplinadores e de relação de poder, do sociólogo Michel Foucault, com o uso da internet, sobretudo nas redes sociais, a qual pode se apresentar tanto no âmbito econômico, quanto no âmbito político.

Em primeiro lugar, cabe analisar como o uso de celulares e de outros aparelhos eletrônicos influenciam as escolhas de consumo dos usuários. No Instagram, a cada três “stories” um anúncio; no Youtube a cada vídeo uma propaganda. Esse bombardeamento de marketing é selecionado e escolhido propositalmente de acordo com as pesquisas e com a frequência dos usuários nesses meios. Dessa forma, as empresas usam os dados obtidos a partir das informações selecionadas, para influenciar e disciplinar os indivíduos na compra de algum produto. Assim, os internautas, ao fazerem o papel de corpos dóceis, são monitorados e controlados com o objetivo de torná-los seres cada vez mais úteis para o sistema econômico vigente.  

No âmbito político, podemos explicar o exercimento do poder e suas relações, a partir do caso da empresa de análise de dados “Cambridge Analytica”, que em 2016 trabalhou na campanha eleitoral do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Primeiramente, a  Cambridge Analytica analisou os dados de todos eleitores estadunidenses e catalogou eles por personalidade e viés político, com isso a empresa conseguiu traçar os perfis de votantes que estavam indecisos, as mesmas sendo seu principal alvo. Uma vez possuindo esses dados, essa empresa conseguiu “encher” a página desse perfis com notícias que os condicionou a votarem em um certo candidato, no caso o Trump. Esses dados coletados de diversas redes sociais, em principal do Facebook, foram usados sem o consentimento dos usuários, que estavam vulneráveis a esse poder das redes sociais, de tal forma que eles foram manipulados e levados a seguirem suas "vontades", no caso eleger Trump.

-Conclusão

Foucault diz que poder não se tem, se exerce. Então com a internet e principalmente com as redes sociais, cada vez mais presentes no nosso cotidiano, as relações de poder entre os usuários e as formas de disciplinar aplicadas pelas plataformas, estão tornando-se progressivamente mais complexas e influentes nas nossa vidas, de modo que somos moldados de acordo com o que consumimos, ao mesmo tempo em que moldamos quem nos consome.  Assim, nossas ações, pensamentos, necessidades e gostos são produtos de uma ação disciplinar, que ocorre todas as vezes em que nos tornamos “usuários”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com