TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mobilidade e a vulnerabilidade social nas favelas brasileiras

Por:   •  10/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

A vulnerabilidade social é um conceito que caracteriza a condição de grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas e famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores econômicos. O que é a realidade das favelas brasileiras já bastante excluídas socialmente, que vamos tratar a seguir. Já a mobilidade social analisa as possibilidades de tais indivíduos saírem dessas condições.

A maioria das favelas no Brasil tiveram sua origem devido à miséria e baixas condições de vida da população, que não podendo comprar ou morar de aluguel e acreditando serem aquelas terras públicas ocuparam tais espaços construindo casas improvisadas.

Devido ao seu surgimento ligado a desigualdade social em que a população menos favorecida se concentrou em um espaço com condições de vida precária, a mobilidade social da população das favelas se tornou muito difícil, mesmo com certa urbanização em alguns casos, recebendo infraestrutura das prefeituras. O que não resolve os problemas de miséria da população, bem como os índices de violência e os problemas de trafico de drogas.

O objetivo desse trabalho é analisar artigos e outros materiais antropológicos para responder a duas questões essenciais que envolvem os aspectos históricos do surgimento das favelas e aspectos de localização geográfica e precarização do meio em que vivem os indivíduos, são essas as questões: porque a mobilidade social é tão difícil para os indivíduos que vivem nas favelas? E, qual o motivo da alta vulnerabilidade social de tais indivíduos?

O trabalho analisará também as favelas como organismos sociais em movimento, que construíram por si mesmas redes de solidariedade familiares e vinculadas ao mundo do trabalho, em alguns casos até mesmo vinculada a criminalidade e trafico de drogas, como meio de defesa devido à marginalização e desvinculação social.

Desenvolvimento

Porque a mobilidade social é tão difícil para os indivíduos que vivem nas favelas?

Tal questão está relacionada a fatos históricos que contribuíram para a origem das favelas brasileiras.

Fatos como a abolição da escravidão em 1888, a vinda de imigrantes italianos e japoneses, o crescimento da indústria principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo foram fatores que contribuíram para a origem e crescimento das favelas no Brasil. Tudo tem inicio quando a Inglaterra pressiona o Brasil para que dê fim à escravidão, visto que a mão de obra brasileira assalariada significaria maior exportação de produtos ingleses para o país, o que trás lucro aos ingleses. Entretanto, o fim da escravidão coincide com uma onda imigratória de principalmente italianos e japoneses para São Paulo e portugueses para o Rio, sem contar também com o aparecimento dos primeiros indícios de indústria. Logo, os latifundiários aproveitaram a mão de obra estrangeira especializada na lavoura, e ao invés de empregarem os antigos escravos, agora libertos, empregaram os italianos e os japoneses.

Estes fenômenos contribuíram ainda mais para a marginalização de principalmente negros na sociedade, e com o desenvolvimento da indústria no Brasil, São Paulo e Rio tiveram um grande crescimento demográfico acelerado, devido também ao êxodo rural. Ao chegarem nessas capitais, os ex-escravos se depararam com as fábricas, e como nunca tiveram experiência como os italianos e japoneses em seus países já industrializados, foram substituídos nas fabricas também. Ou seja, o negro não teve lugar nem no campo nem na cidade, e então foi no morro onde se instalou.

Com o tempo, muitas famílias com condições econômicas precárias, sem poder comprar ou alugar casas, foram se instalando nesses terrenos irregulares e construindo casas improvisadas.

A antropologia analisa esses fatores que ajudam a explicar a atual dificuldade da população das favelas terem uma mobilidade social, pois acabaram se marginalizando e ficando isoladas cultural e socialmente. Com carências de infraestrutura relacionadas tanto a saúde e segurança da população quanto ao desenvolvimento social, como hospitais, escolas e centros de policiamento.

Em suma, levando em conta os aspectos históricos e que as favelas já nascem de uma condição bastante precária e acabam caindo num processo de marginalização, que ao final, resulta no quase total isolamento de uma comunidade, somado a falta de visibilidade e infraestrutura devido a esse próprio isolamento é o que explica a dificuldade dos moradores da favela em chegar a uma ascensão social. A falta de escolaridade também é um dos principais fatores que fazem com que o individuo não consiga escapar daquele meio e acabe estabelecendo sua próxima geração, novamente, no mesmo lugar.

Qual o motivo da alta vulnerabilidade social dos moradores das favelas?

Como respondido na questão anterior, tal vulnerabilidade também tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com