TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social Econômica Brasileira

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Disciplina: Formação Econômica e Social do Brasil
Aluna: Marcella Costa Santos

1a - indique as características principais e especificidades da Revolução Burguesa no Brasil:

R:         Na concepção de Francisco de Oliveira, a Revolução Burguesa no Brasil urge da crise do capitalismo pós-1930. Tal crise se insere num contexto de colapso das relações externas com os produtores rurais, até então hegemônicos com seu modo de economia agrário-exportadora.

 Nesse sentido, surge a necessidade de adentrar em novos moldes: a possibilidade de se abastecer em um sistema externo de bens de capital, com uma grande força motriz produtiva, de modo a expandir o capitalismo.

As burguesias, sob a égide de expansão do capitalismo, tinham que produzir esses mesmos bens de capital. Para tal, seria necessário romper com os produtores rurais até então hegemônicos, uma vez que os mesmos impediam esse gás de desenvolvimento produtivo que os ‘’burgueses’’ tanto anseavam. É nesse contexto que a burguesia tenta encontrar meios para migrar de um determinado  modo de produção para outro – o modo urbano industrial.

Portanto, o populismo seria o carro-chefe dessa transmutação de modo de produção, e segundo Oliveira: ‘’começa por estabelecer a forma de junção do arcaico e do novo corporativista como se tem assinalado cujo epicentro será a fundação de novas formas de relacionamento entre o capital e o trabalho, a fim de criar as fontes internas de acumulação. A legislação trabalhista criará as condições para isso.’’ Pag497

Assim sendo, a ascendente burguesia industrial firmou com a classe trabalhadora de forma a garantir meios propícios para acelerar a acumulação de capital, o que gerou, por conseguinte, a vigência de uma nova legislação trabalhista. Apesar disso, é importante frisar que nos moldes da dita cuja Revolução Burguesa no país, os produtores rurais não foram de fato excluídos desse cenário, uma vez que os mesmos ainda eram muito importantes para a economia e a garantia de divisas. Além disso, o cenário do Brasil era totalmente dicotômico: de um lado a expansão da população rural, ainda que diminuta, e de outro, a estruturação crescente da economia industrial- urbana.

Dessa maneira, a burguesia firma um pacto estrutural, entre a classe vigente e a dos antigos produtores, que segundo o autor preserva ‘’modos de acumulação distintos entre os setores da economia, mas de nenhum modo antagônicos (...) ‘’, garantindo, posteriormente, a industrialização do país – ainda que a mesma queimasse etapas- , solidificando aos poucos, a base para um  firmamento de uma burguesia outrora cafeicultora em uma burguesia industrial

2a-  O quê significa afirmar que o Populismo é um sistema de antagonismos?

      R:    Primeiramente, é necessário frisar que o populismo englobava grande parte da burguesia crescente, que velava por uma política de massas, o que corroborou para um novo cenário econômico e social no Brasil. Vargas dera o pontapé inicial para esse tipo de política e com ele, seus parceiros políticos assumiram esse ideário, alavancando a partir daí, vários fenômenos  correlatos como o : queremismo, getulismo, juscelenismo, vanguismo.Nesse sentido, a política de massas  foi burguesa e esquerdista, uma vez que  no caso da burguesia, a mesma  queria reforçar o poderio econômico a nível interno e externo, além de se consolidar política e economicamente. No caso dos esquerdistas, o movimento de massas era uma oportunidade de agir politicamente, de angariar o apoio do povo para suas propostas e, por fim, suscitar lideranças e fortalecer movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com