TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO LEGADA PELO "ESTADO NOVO"

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ - CEST

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 2º período

DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

DOCENTE: ADEMAR HENRIQUES FILHO

DISCENTE: JUCIANE BRANDÃO PONTES

ATIVIDADE: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO LEGADA PELO "ESTADO NOVO"

( CAP. 05).

TEFÉ

2014

Questões:

Porque o sistema escolar apresentado neste período, para o autor é considerado como um engessamento vertical?

Porque o sistema educacional, nesta época era considerado exigente? Cite exemplos.

Respostas:

1. Na concepção do autor o sistema escolar daquela época era um percurso diferente par aqueles que tinham mais condições econômicas do que aqueles que tinham que pagar ou que dependiam da boa vontade dos seus patrões para continuar a estudar. Porém, os que conseguiam continuar nos estudos eram envolvidos nu sistema de ensino bastante autoritária pára poder chegar no ensino primário e posteriormente alcançar os cursos profissionalizantes. Era dessa forma que os grupos sociais dificultavam o acesso a cargos ou promoção desses estudantes/trabalhadores pelas escolas.

2. O sistema educacional daquela época era bastante exigente pois mantinha uma legislação em que a escola deveria contribuir para a divisão de classes, separar pela diferenças de chances de aquisição cultural e também tinham um currículo extenso com intensões de proporcionar cultura geral de base humanista e, com caráter enciclopédico e um sistema de provas e exames bastante exagerado e rígidos.

Ex.: A instituição a educação militar para os meninos, o ensino patriótico e nacionalista, os extenso numero de disciplinas com o objetivo de colocar os jovens no ensino superior.

Linha 1 - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, COGNIÇÃO E CURRÍCULO

Investiga sobre temáticas relativas à organização e reestruturação curriculares, tomando como referência os processos cognitivos, afetivos e motivacionais envolvidos no processo educativo, tanto no ensino como na aprendizagem, como das teorias e metodologias de ensino. Por conseguinte, as investigações devem ser conduzidas à luz dos aportes teóricos das áreas convencionais do Ensino de Ciências, tal como o ensino de Ciências Naturais, o ensino de Física, o ensino de Química, o ensino de Biologia e o ensino de Matemática, buscando a integração entre currículo, cognição e aprendizagem.

Linha 2 - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO-FORMAIS

Pesquisa sobre temáticas cuja finalidade incide em explorar alternativas de ensinar e aprender ciências em espaços não formais, para efeito de estímulo do interesse e da motivação de professores e alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com