TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo

Por:   •  20/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

OKTOBERFEST

A Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo, realizado na cidade de Munique no sul da Alemanha. Ele surgiu em 17 de outubro de 1810 como a festa de casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen onde ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. Alguns anos depois, em 1818, surgiu o primeiro brinquedo do parque de diversão, o carrossel e as primeiras barracas de cerveja na festa. E a partir daí, a festa foi cada vez mais crescendo e ocupando toda esta área, que antes era um campo, com diversas tendas de cervejarias e brinquedos. O enorme lugar, onde é realizada a Oktoberfest, é chamado Theresienwiese, uma homenagem a Therese.

A Oktoberfest é frequentado anualmente por milhões de visitantes de todo o globo, o ano todo, o prefeito de Munique abre a festa com uma martelada no primeiro barril de cerveja a ser consumido, na festa há também um tradicional desfile de carroças na abertura da festa e as pessoas vestem as roupas tradicionais (Lederhosen e Dirndl ) que são roupas dos camponeses. A entrada na festa é gratuita. Você pagará o que você consumir. No local além das tendas das cervejarias, há também um parque de diversão e estandes que vendem diversas comidas, bebidas e souvenirs ao longo de toda festa e  Biergartens, ao lado das tendas.

Munique tem cerca 1,4 milhões de habitantes e nestes 16 dias de festa, a cidade chega a cerca de 9 milhões de pessoas. Contudo este número de pessoas cresce significativamente, a cidade suporta bem esta demanda. A frota de transportes públicos é aumentada, a cidade é toda bem sinalizada, indicando o caminho para festa, bem policiada e com pessoas nas estações dando informações das 9 às 23h30 para os turistas e pessoas novas que vão à festa.

No ano passado o canecão de 1 litro da cerveja custava  11 euros. As tendas e estandes não aceitam pagamento com cartão. Nas tendas das cervejarias é possível fazer reserva de mesas, mas com muita antecedência. As tendas funcionam durante a semana de 10 às 23h30 e no final de semana de , sendo que às 22h30 eles param de servir bebida e comida.

E essa festa começa consecutivamente no sábado depois do dia 15 de Setembro com a tradicional cerimônia de abertura "O'zapft is", e acaba duas semanas depois no mês de outubro.

Com a emigração dos alemães para outros países, a festa foi ficando mais popular e espalhou-se para lugares como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Hong Kong, Itália, Vietnam, entre outros.

A Oktoberfest brasileira é a maior fora da Alemanha – sua fama é conhecida até em Munique. Para os bávaros, nossa versão é a mais fiel às tradições: além do salsichão, do joelho de porco e da cerveja, o clima do evento de Blumenau seria idêntico ao de Theresienwiesen , e aqui são algumas de suas

Santa Catarina

A Oktoberfest de Blumenau atrai muitos turistas do Brasil e do exterior, da Alemanha especialmente. mas também de países vizinhos das Américas do Sul e do Norte, sendo considerada a segunda maior festa alemã do mundo - atrás apenas da Oktoberfest original, em Munique. Segundo o site do evento oficial, a Oktoberfest de Blumenau em 2009, atraiu mais de 730.000 pessoas que consumiram mais de 449 mil litros de chope e quase 20.000 cervejas importadas em garrafas.É considerada atualmente a maior festa Alemã de toda a América.

No desfile os participantes incluem grupos de dança (Tanzgruppe) internacionais e nacionais, tem também as sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), que  tem suas raízes na Alemanha e contam com um relatório de mais de oitocentos anos. Contam inclusive, com sociedades de canto, de carros alegóricos, e outras, sempre fazendo uso das vestimentas típicas germânicas ,muito chope e comida típica dos teuto-brasileiros.

Rio Grande do Sul

A Oktoberfest no Rio Grande do Sul é realizada em varías cidades como , Igrejinha, Santa Cruz do Sul, Cerro Largo, São Lourenço do Sul (Südoktoberfest, que significa Oktoberfest do sul), Portão, Frederico Westphalen, Condor, Alpestre, Maratá e Santa Rosa, Lagoa dos Três Cantos (Oktoberfest de Lagoa dos Três Cantos.

Foi criada tendo como inspiração a festa alemã, que teve origem em 1810, para se tornar uma das festas germânicas mais populares da região Central do Rio Grande do Sul.

Uma das maiores festas é a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que consegue reunir cerca de 450.000 mil pessoas a cada edição.

Essa festa é realizada desde 1984, enquanto que a Oktoberfest de Igrejinha, é realizada desde 1988, sendo considerada a maior festa comunitária e beneficente do Brasil (3.000 pessoas, trabalham como voluntários nesta festa),  festa que apenas em 2005, durante  apenas nove dias de festa,foram consumidos mais de 200 mil litros de chope, e depois do evento, conseguiu arrecadar e distribuir através da AMIFEST (entidade que a organiza), mais de R$ 1.300.000,00 à entidades assistenciais de toda a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com