TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

                

RELATÓRIO: POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Francilda de Mª Silva Sousa – RA: 419258
Janaina Sousa de Oliveira – RA: 425512
Janeide Oliveira – RA: 415280
Jéssica Teresa C. Sousa – RA: 419418

Wilma Gultelayne F. Souza – RA: 412609

        

        

        

CAXIAS-MA

2015

POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL

O presente relatório tem como proposta propiciar reflexõesclaras e objetivas acerca da política de seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (art. 194 da CF) esclarecendo os conceitos de assistência social e a previdência social. Apresenta-se ainda os resultados da ação interventiva realizada pelos acadêmicos acerca do papel do assistente social na previdência social e discute-se as emendas20/98 e 27/2000, desafios e funções do assistente social dentro da área da previdência social.

Referindo-se aos conceitos de “tributo” e a natureza jurídica das contribuições, Filipe de Filippo, respaldado na Constituição Federal de 1988 esclarece que os tributos apresentam-se como principal fonte de renda para o Estado. O art. 3º do CTN conceituou tributo como sendo "toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato lícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada." Assim, pode-se concluir que tributo é a receita pública derivada, de caráter compulsório, prevista em lei e devida de conformidade com as materialidades e respectivas competências constitucionais, e pautada por princípios conformadores de peculiar regime jurídico.

O autor apresenta aSeguridade Social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (art. 194 da CF). Aborda ainda os objetivos da seguridade social, conforme previsto no texto constitucional, visam a implementação de políticas públicas, destinadas ao atendimento nas áreas de saúde pública, assistência social e previdência social.

Quanto à natureza jurídica das contribuições faz-se necessário esclarecer que estas se classificam em dois grandes desmembramentos: tributos e contribuições sociais. Ambos se diferenciam pelo fato de que, enquanto os tributos atendem às necessidades difusas, apenas excepcionalmente cobrindo carências específicas, as contribuições sociais não beneficiariam toda a população, mas apenas aqueles protegidos pela previdência social. Vale ressaltar que alguns autores discordam que a natureza jurídica das contribuições sociais sejam tributárias, uma vez que apenas alguns dos princípios tributários seriam a ela aplicadas.

Assim, quanto à forma de financiamento, podemos dividir as contribuições em: sistemas contributivos e não contributivos. Sistema contributivo é aquele que o segurado contribui diretamente, na expectativa de auferir um benefício no futuro. Sistema não contributivo, por sua vez, é o sistema para o qual não se exige do beneficiário uma contribuição direta. Seus recursos são provenientes da arrecadação direta de tributos pelos entes estatais, que posteriormente contemplarão o orçamento anual com os recursos destinados para cada setor.

Analisando-se as a relevância das emendas constitucionais 20/98 e 27/200 para política de seguridade social, observa-se que emenda constitucional 20/98 aumentou o campo de abrangência das possíveis contribuições sociais para financiamento da seguridade social, trata sobre as condições para a aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres, estabelecendo tanto a idade mínima e o tempo de contribuição A Emenda Constitucional 27/00, transformou parte da contribuição Social em imposto, instituindo absurda espécie tributária mista (80% contribuição social, pois com destinação específica, e 20% imposto, já que sem qualquer vinculação do produto arrecadado).

Percebe-se que a semelhança entre os textos de Filipe de Filippo e as emendas constitucionais 20/98 e 27/2000 ao analisar que ambos os textos tem como base o sistema da seguridade social enfocando os direitos aos benefícios, o tempo de contribuição e espécies de contribuições assim como os demais assuntos sobre as mudanças das emendas constitucionais e na seguridade social.

Aspectos semelhante também podem ser encontrados ao se analisar os textos de Aldaíza Sposati ao se referir à política de Seguridade Social à luz da constituição Federal de 1988.

Segundo a autora a Constituição Federal (CF) brasileira de 1988 foi um marco histórico ao ampliar legalmente a proteção social. Trata-se de mudanças qualitativa na concepção de proteção que vigorou no país até então, pois inseriram no marco jurídico da cidadania os princípios da seguridade social e da garantia de direitos mínimos e vitais à construção social.

Aldaíza Sposati enfatiza que com a inclusão da assistência social na seguridade social houve uma decisão plenamente inovadora. Primeiro, por tratar esse campo como de conteúdo da política pública, de responsabilidade estatal, e não como uma nova ação, com atividades e atendimentos eventuais. Segundo, por desnaturalizar o princípio da subsidiariedade, pelo qual a ação da família e da sociedade antecedia a do Estado.

Diante das contribuições da autora pode-se concluir que a trajetória da política de assistência social brasileira passou por momentos delicados de avanços e retrocessos. Dentre os avanços consideramos significativa a aprovação da Política Nacional de Assistência Social –  PNAS em 2004, que dispõe para a construção de um Sistema Único de Assistência Social- SUAS, configurando-o como uma estratégia de construção de um sistema de proteção social.

Partindo-se dos estudos realizados, optou-se por realizar uma ação interventiva junto à comunidade caxiense, no sentido de conscientizá-los sobre o papel do assistente social na previdência social. Para tanto, a ação foi previamente planejada e estruturada no formato 5w2h: O que será feito? Por que será feito? Onde será feito? Quando será feito? Por quem será feito? Como será feito? Quanto custará fazer (vide anexo A).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (637.5 Kb)   docx (426.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com