TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL

Diego Robert Oliveira

De acordo com o texto “O desafio da Pesquisa Social”, a busca por explicações e respostas sobre a historicidade dos comportamentos humanos, existe desde que o mundo é mundo. A princípio, essas respostas se davam através de mitos, e atualmente são buscadas através das religiões e filosofias.

Contudo, dentro dessa busca contemporânea, utiliza-se a ciência como uma “técnica” para apontar problemas e buscar soluções. Esta prática humana, acontece por conta das Ciências Naturais, pois, são essas as responsáveis pela busca da possibilidade de responder a questões técnicas e tecnológicas postas pelo desenvolvimento industrial.

E o desenvolvimento humano? Como são feitos os estudos em busca das respostas que tratam diretamente dos indivíduos em sociedade? A autora esclarece que as ciências naturais utilizam uma cientificidade que elabora suas teorias, seus métodos, seus princípios; noutra, inventa, ratifica seu caminho, abandona certas vias e encaminha-se para certas direções privilegiadas.

Entretanto, nas Ciências Sociais não se pode trabalhar apenas com a norma da cientificidade já construída. O estudo social se faz por aproximação, mas, ao progredir elabora critérios de orientação cada vez mais preciso. Para realizar-se-á uma pesquisa social, utiliza-se instrumentos e teorias especificas que tratam das especificidades encontradas na sociedade geral.

Destaca-se no texto de forma explicativa e objetiva, alguns dos instrumentos que são utilizados na pesquisa social. Assim como a metodologia, teorias, proposições e conceitos.

É importante que a princípio seja do conhecimento de todo e qualquer ser que deseje realizar uma pesquisa voltada para as ciências naturais ou ciências sociais, a compreensão da diferença entre ambas as pesquisas. Cada uma trabalha de acordo com suas especificidades, buscando alcançar seus respectivos interesses. Dessa forma, terão uma pesquisa muito mais satisfatória.

No início do texto é dado através de comparações e explicações, a definição do que é uma pesquisa, partindo dos pressupostos necessários para que de fato se realize uma pesquisa e não somente uma busca. Partindo desse conceito, se dá a explicação de forma sucinta sobre Pesquisa em Educação.

A concepção de pesquisa como uma atividade momentânea, de interesse imediato e continuada, nos remete ao caráter social da pesquisa, porém, a pesquisa não se realiza numa estratosfera situada acima da esfera de atividades comuns e correntes do ser humano. Para isso é necessário desmistificar o conceito que a encara como privilégio de alguns seres dotados de poderes especiais, assim como é preciso entende-la como atividade que requer habilidades e conhecimentos específicos.

Fica claro o entendimento de como se deve compor uma pesquisa, deve-se promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito deles. Tudo isso parte do estudo de um problema que é identificado por quem faz a pesquisa.

A evolução da pesquisa em educação trouxe ao pesquisador um papel mais ativo, acreditava-se que em sua atividade investigativa o pesquisador deveria manter-se o mais separado possível do objeto que estava estudando. Atualmente a concepção que se tem é de que o pesquisador deve servir como veículo inteligente e ativo. Nessa evolução acabaram aparecendo novos métodos investigativos que ganharam mais espaço que os métodos tradicionais, bem como a pesquisa participante, a pesquisa ação, a pesquisa etnográfica e o estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com