TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL E A NATUREZA DA CIÊNCIA SOCIAL

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

A NATUREZA DA CIÊNCIA SOCIAL

De acordo com o texto,Antônio Gil diz que o ser humano procura compreender o mundo através do estudo da natureza e de diferentes tipos de conhecimentos.Ele evidencia que o ser humano busca conhecer o mundo a sua volta através de suas próprias capacidades,por exemplo,visão e audição, e os conhecimentos que são adquiridos ao longo da vida que são: o conhecimento popular,o religioso,filosófico e científico.

O conhecimento popular é aquelas vividas e contadas experiências em que o individuo adquire, e que passa de geração a geração e é aceito como verdade pela população. Os conhecimentos religiosos estão em grande número e proveem informações opostas, ou seja, o religioso é aquele não contestado, pois é instigado pela fé.O conhecimento filosófico embora estimado o mais válido nem sempre torna praticável sua adequada averiguação, sendo assim o homem sentiu a necessidade de alcançar fontes mais seguras daí desenvolveu a ciência.

O autor assegura que a ciência é uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral,verificável e falível com haveres de erros ou falhas,porque este contrai sua habilidade de errar. Sendo assim o conhecimento científico é objetivo porque pode ser verificado e aprovado e não depende dos caprichos do investigador relatando assim a realidade. É racional por satisfazer a seus resultados valendon-se, sobretudo da razão. É sistemático porque se preocupa em arrumar sistemas de ideias formadas plausivelmente e em incluir os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas. É geral porque sua grande importância se guia fundamentalmente á organização de aqui esta ou normas gerais,que explanam todos os fenômenos de certa espécie.É verificável porque sempre torna passível a demonstração da veracidade das informações.Enfim, é falível porque consente sua própria capacidade de errar.

Convenientemente ao vasto estudo da ciência ocorreu a necessidade de dividir em partes os estudos do conhecimento cientifico nascendo as ciências particulares sendo elas a empírica e formal. A empírica discorre de fatos e fenômenos que acontece ao nosso redor e também analisa o comportamento de pessoas e de grupos trabalhando entre si, as empíricas podem ser classificadas em naturais e sociais. As ciências naturais estão: a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Psicologia que podem ser também constituída como ciência social.As ciências sócias estão: a Sociologia,a Antropologia, a Ciência Política, a Economia e a História. E a formal a mais importante referem-se à Matemática e a lógica.

Nota-se então que as ciências sócias não tinham importância como as ciências físicas.

O autor segue falando das peculiaridades das ciências sociais, onde as ciências realizavam uso de estudos sobre os fenômenos naturais e fatos. O mesmo coloca-se contrário ás ciências naturais, que não concorda com o positivismo,entretanto os positivista determinam que os fatos humanos são parecidos aos da natureza. Passou assim a ser questionado, explanando as suas limitações para o estudo do homem e da sociedade. Sendo que isso não significa que deva ser esquecida essa prática de pesquisa.Mas reconhecer que elas são bastante diferentes.

Ele ainda destaca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com