TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Apoiadores e Opositores do Presidente Jair Bolsonaro

Por:   •  4/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa Individual II

1 - Uma breve síntese, um parágrafo, da descrição do perfil dos apoiadores do atual presidente e as eventuais mudanças neste perfil entre 2019 e 2021;

Os apoiadores do atual presidente Jair Messias Bolsonaro, podem ser descritos como um grupo, majoritariamente composto por pessoas de classe média com sentimento de abandono por parte do Estado, acompanhados de um sentimento "antipolítica" e também anti- petista, anti-esquerda e anti-comunismo. São majoritariamente religiosos, em sua composição evangélicos e católicos, e também buscam um militarismo para composição da ordem. Seus apoiadores são, em grande peso, eleitores sem arrependimento e que também aderem com firmeza aos discursos do presidente, e se consideram, na grande maioria, muito conservadores e de direita. E também uma massa anti políticas de enfrentamento da pandemia. Em contrapartida, é possível perceber uma certa indecisão em relação ao apoio do centrão, onde muitos consideram inaceitável e hoje consideram o único jeito de governar.

2- Em antítese ao primeiro perfil faça uma curta descrição, de um parágrafo, do perfil dos manifestantes contra o presidente;

Os manifestantes contra o presidente, presentes no dia 12 de outubro, compõem uma massa majoritariamente pouco ou muito conservadora, em relação às políticas de drogas, segurança e família. De classe média e alta, com escolaridade elevada, onde uma pequena, mas relevante, parte votou em Bolsonaro no ano de 2018, e mostram tendência para o liberalismo econômico, visto que João Amoedo foi o candidato mais votado entre os presentes na manifestação. Se caracteriza como um público em que 30% ainda não sabem em quem votar para 2022 e que consideram as políticas de enfrentamento da pandemia necessárias.

3 - Esses dois perfis têm elementos em comum? Traga exemplo para justificar sua resposta;

Os públicos aparentam a princípio serem grandes opostos, no entanto, a postura liberal e conservadora é bem presente em ambas as manifestações. Outro ponto a ser destacado é a questão classista, onde a classe média aparece de forma contundente.

4 - É possível “classificar” esses grupos em termos de Esquerda e Direita? Justifique e traga exemplos.

Sim e não. No caso das manifestações contra o presidente do dia 12 de setembro, podemos perceber que grande parte se considera de centro ou “nada disso”. Em contrapartida, nas manifestações a favor de Jair Bolsonaro, quase 80% das pessoas presentes se consideram de direita. Portanto, na amostra pesquisa é possível perceber que existem grandes divergências em relação ao espectro político que os participantes manifestam pertencer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com