TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO SOCIAL: EXPRESSÕES E MANIFESTAÇÕES

Trabalho acadêmico: A QUESTÃO SOCIAL: EXPRESSÕES E MANIFESTAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 6

A QUESTÃO SOCIAL: EXPRESSÕES E MANIFESTAÇÕES

AS QUESTÕES SOCIAIS: EXPRESSÕES E MANIFESTAÇÕES

Atividade de produção textual individual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos, Sociologia, Ciência Política e Filosofia.

Alagoinhas – Ba

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ________________________________________________3

2 DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------------4

2.1 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL________________________________4

3- QUESTÃO SOCIAL: EXPRESSÕES E MANIFESAÇÕES______________5

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS _____________________________________6

REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------7

1 - INTRODUÇÃO

Levando em consideração os últimos conhecimentos políticos no país pode-se observar que a juventude encontra-se em um momento de reivindicações e ações que buscam suas melhorias não em torno do individual, mas em pensamento no coletivo. Nesse trabalho acadêmico pretende-se discutir a participação da juventude nas decisões políticas sociais do nosso país, criando uma discussão que transpasse pelo Serviço Social no que diz respeito à cultura do sujeito de uma determinada sociedade da qual está inserida a expressão “questão social” para explicar ou buscar solução para um determinado problema da sociedade.

Diante dessa observação feita da atual questão brasileira pode-se relacionar com a historia do surgimento do Serviço Social, já que a busca pelos direitos dos sujeitos de uma sociedade sempre estão em movimento. Com crescimento do capitalismo o Brasil passou a ter vários problemas sociais, pois o capital ficava com a minoria, ou seja, com os burgueses, enquanto a maioria os proletariados viviam em situações de extrema pobreza.

Os proletariados trabalhavam em condições precárias, com jornada de mais de dez horas, salários insuficientes para a sua sobrevivência e viviam em lugares insalubres. Insatisfeitos com as situações em que viviam os trabalhadores começaram a se organizar para lutarem por condições de vida melhor, aumento de salários e diminuição de jornada de trabalho entre outras reivindicações.

Com essas manifestações o governo iniciou uma repressão maciça contra os trabalhadores com o uso da força policial o Estado viu a necessidade de controlar a exploração da força do trabalho, através de uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho.

Sendo assim surgi o serviço social que inicialmente tinha por objetivo ajudar as pessoas que viviam em favelas ,analfabetos,desempregados e etc que eles entendiam que eram indivíduos incapazes por si próprio de ter a ascensão social. Logo em seguida o serviço social passa a compreender que essas situações vividas pelos homens, não é só incapacidade individual, mas também um conjunto de situações que merecia intervenção profissional. A partir desse momento os problemas sociais passam a ser tratados como questão social. Desta forma o serviço social entra como necessidade dos membros de uma sociedade. “Os serviços sociais são uma expressão concreta dos direitos sociais do cidadão, embora sejam efetivamente dirigidos àqueles que participam do produto social por intermédio da cessão de seu trabalho, já que não dispõem do capital nem da propriedade da era.” (Iamamoto, 2013, p. 98).

2 - HISTORIA DA QUESTÃO SOCIAL

A “questão social” relaciona-se à generalização do trabalho livre, numa sociedade com marcas da escravidão. Logo após a escravidão veio a exploração dos operários com a chegada da revolução industrial, dessa forma surge as leis sociais já que esses mesmos operários foram para ruas reivindicar seus direitos enquanto trabalhador. A questão social constitui-se, essencialmente da contradição entre burguesia e o proletariado.

A Questão Social tem sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho do artesão foi substituído pela máquina, pela produção capitalista, surgimento do operariado e da burguesia industrial. Ela está, portanto, fundada e vinculada aos conflitos entre o capital e o trabalho.

2.1 - A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL.

No Brasil, país de tardio desenvolvimento capitalista e com modelo concentrador de renda e socialmente excludente, nunca existiu uma política social efetiva. Em 1936 surgiu a 1ª escola de Serviço Social, sob a filosofia neotomista (fazer caridade) e a influência da Igreja Católica. Foi um processo tardio devido ao sistema colonial, esta era tratada em seu inicio como questão moral e religiosa, no século XIX quando começa a luta por melhores condições de vida e trabalho a “questão social” passa a ser reconhecida como uma realidade discutida e vista como problema político.

Nesse período foi criada a legislação trabalhista, instituto de aposentadoria, pensões e a CLT, onde regulamentava o mercado do trabalho, férias, acidente de trabalho, e seguro-doença. Houve avanços sociais nas áreas de educação e saúde voltada apenas para a classe trabalhadora que estava incluída no mercado de trabalho, deixando de lado os desempregados rurais e os informais. Nesse momento a principal “questão social” passa a ser desigualdade social, as pessoas necessitavam de moradia, reforma agrária e saúde.

Com o visível aumento da desigualdade social é que os movimentos sociais recuperam as lutas sociais e é criada a Constituição Federal que garantiu os direitos sociais e conferiu o caráter político a “questão social”. O surgimento do serviço social surge da massa, da grande maioria que luta pelos seus ideais tendo “questões sociais”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com