TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão do Trabalho no Brasil

Por:   •  21/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nas leituras do capítulo: a questão do trabalho no Brasil, e do texto complementar na página 61 (Cenários) responda a seguinte questão:

No século XIX, a primeira luta dos trabalhadores foi pela extinção do trabalho infantil. Procurava-se assegurar à criança os direitos de brincar, estudar e não ser explorada no trabalho. Porque a exploração do trabalho infantil persiste até os dias de hoje? Será que a pobreza extrema obriga a criança a trabalhar? Será que são os pais que as obrigam a trabalhar por aguda necessidade?

A extinção do trabalho infantil foi uma das primeiras lutas dos trabalhadores mas que, infelizmente, persiste até os dias de hoje.

A exploração do trabalho infantil continua até o presente pois a mão-de-obra infantil é extremamente barata. Além disso, como não é legalizada, não há monitoração da parte da justiça e as crianças não têm direito algum (a férias, 13º, jornada de trabalho digna,...).

Outro fator que leva os pequenos ao amadurecimento precoce e ao trabalho infantil: a miséria da família. Não sobram muitas opções quando a conta no fim do mês não fecha a quantidade de comida com a quantidade de bocas que tem que ser alimentadas. Os pais trabalham duro e mesmo assim não entra dinheiro o suficiente. A única saída é as crianças da casa começarem a fazer uma renda também. Vendendo balinhas, pedindo dinheiro no semáforo, trabalhando clandestinamente em uma fábrica, o que seja, fazendo dinheiro para comprar seu próprio alimento. Desde muito cedo as crianças dependem da sua própria renda para sobreviver e essa responsabilidade encerra sua infância muito cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com