TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.903 Palavras (28 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 28

Sumário

INTRODUÇÃO 4

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL 5

PACTO GLOBAL 6

CARTA DA TERRA 7

DIRETRIZES DE OCDE PARAS AS MULTINACIONAIS 10

ESTUDO DE CASO 11

GERDAU S.A 11

HISTORIA 11

MISSÃO 12

VISÃO 12

VALORES 12

CÓDIGO DE ÉTICA 12

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA 12

INSTITUTO GERDAU 13

NAS COMUNIDADES 14

PROGRAMA VOLUNTÁRIO GERDAU 14

VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO 15

PROGRAMA 5S NAS ESCOLAS 16

CAMPANHA DE NATAL 16

ATUAÇÃO DA GERDAU NAS DIVERSAS OPERAÇÕES NO MUNDO 17

NA SOCIEDADE 19

CRIAÇÃO DE VALORES COMPARTILHADOS 19

PARCERIA E RESULTADOS 21

ESTRUTURA DE GESTÃO INTEGRADA GARANTE O ALCANCE DOS OBJETIVOS 21

PRINCIPAIS NÚMEROS 22

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 24

ANEXOS 25

INTRODUÇÃO

Na atualidade encontra-se em alta o tema responsabilidade social empresarial. Essa foi iniciada no século passado e tornou-se tendência mundial, fazendo parte das ideias de empresas promovendo a consciência social.

Há cobrança às empresas quanto às questões sociais e ambientais, que pode ser utilizada como forma de promoção de seus produtos, pois cada vez mais os clientes esperam que estas sejam éticas.

A população mundial encara enormes problemas sociais e ambientais tornando-se cada vez mais necessário que empresas atuem de uma forma mais efetiva neste âmbito, promovendo uma sociedade economicamente bem sucedida e justa.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos e aplicações de responsabilidade social, o que ela engloba e o que influenciou o seu surgimento, quais são as iniciativas aplicadas em uma organização, explicando desde os responsáveis pelo tema tratado, como se devem implantar e por que a importância da responsabilidade social para um mundo melhor.

Na primeira etapa abordamos a revisão conceitual dos fundamentos pertinentes ao tema em questão. Na segunda etapa, será focado o estudo de caso, perfil da organização em estudo e como são medidos os resultados do propósito das iniciativas, com base nas premissas anteriores. Utilizamos como exemplo, da implantação de responsabilidade social empresarial o Grupo Gerdau, empresa líder na produção de aços longos na América Latina e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Tratamos também sobre sua história, seus valores, código de éticas e como esta implantou a responsabilidade social, ajudando o desenvolvimento comunitário das regiões onde atua, estimulando seus colaboradores a exercer a cidadania por meio de projetos voluntários.

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL

Atualmente é comum discorrer sobre responsabilidade social e suas implicações. Mas o que é esse conceito? O que ela engloba? O que influenciou o seu surgimento?

As primeiras manifestações sobre esse tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (91916). No entanto, tais manifestações não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsibilities Of The Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgem associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Accounting Association the American Institute of Certified Public Accountants.

É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser simples curiosidade e se transformam em um novo campo de estudo. Hoje não é raro ver empresários e empresas divulgarem nos meios de comunicação a participação em projetos sociais ou apoio a eles por meio de doações. No entanto, a questão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais. De acordo com Grajew (1999), trata-se “da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações”, sejam elas com o seu público interno ou externo.

A doação, muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma prática filantrópica. De acordo com Silva (2001), “filantropia significa amizade do homem para com outro homem”. Já para o senso comum, filantropia designa ajuda e possui um caráter assistencialista. A ação filantropia é uma ação social externa à empresa, tendo como beneficiário a comunidade. Além disso, ela acaba tornando-se um paliativo para a greve conjuntura social, pois não busca a continuidade das ações e se concentra em ações esporádicas, como, por exemplo, a campanha do agasalho no inverno e a arrecadação de brinquedos na época do natal.

No âmbito empresarial, uma ação é considerada de caráter filantrópico quando a empresa faz doações financeiras a instituições, fundações, associações comunitárias etc.

É uma ajuda, a ela ocorre eventualmente. Já quando se fala em responsabilidade social, a empresa age de forma estratégica, ou seja, são traçadas metas para atender as necessidades sociais, de forma que o lucro da empresa seja garantido, assim como a satisfação do cliente e o bem-estar social. Há um envolvimento, um comprometimento, que são duradouros.

O fenômeno da globalização e os avanços tecnológicos apresentam grandes desafio sãos empresários, que dizem respeito à conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, além da preocupação crescente com a legitimidade social de sua atuação. Para Formentini

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (228.8 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com