TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1  -  Período – 2016-2º

Disciplina: Administração Brasileira

Coordenador: Carlos Cunha

Questões discursivas:

Questão 1 – aula 1 – “Cada vez mais a área de RH se restringe a desempenhar um papel de apoio tanto para a alta administração quanto para a gerência. A área de RH tem por objetivo assessorar as outras áreas em relação à atração e retenção de pessoas que reúnam as qualificações necessárias para um ambiente de constante mudança. Nos anos 1990, Recursos Humanos passa a ter diversas denominações: Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos: Gestão de Gente; Gestão Estratégica de Recursos Humanos.  Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos, como os chamados sistemas de trabalho de alto desempenho”.

           Explique com as suas palavras os mecanismos que desencadearam as transformações citadas no texto acima e o que as organizações esperam atualmente dos recursos humanos.

        Resposta: 1- Para entendermos hoje, o que os recursos humanos representam para as organizações, devemos voltar ao inicio do século 19, época em que o pioneiro Robert Owen , um industrial inglês, que reconheceu a importância dos recursos humanos, até então uma simples ferramenta nas organizações, que nasciam da revolução industrial, impulsionando o mundo naquele período. Esse foi  o primeiro passo para as constantes transformações que esse importante setor viria a apresentar até a presente data.

     Apesar de  estudiosos , cientistas sociais, pesquisadores, que militam no tema divergirem em vários pontos, as principais características dos recursos humanos são tratadas por todos eles com um dos principais pilares das organizações modernas. A capacidade de liderança, o comprometimento, a ética, a autonomia, a habilidade com outras pessoas e a competência para inovar, são fatores que esses autores, citam como fundamental para a constante transformação e desenvolvimento da sociedade.

Questão 2 – A Responsabilidade Social apresenta dois enfoques (CHIAVENATO, 2004):

Enfoque Clássico – Segunda a visão clássica, a responsabilidade da administração é fazer somente com que o negócio gere lucros máximos para a organização. Este ponto de vista é apoiado por Milton Friedman, um renomado economista do livre mercado que prega que as organizações devem proporcionar dinheiro aos investidores. Observa-se que este ponto de vista é contrário à responsabilidade social e seus principais argumentos consistem no aumento dos lucros do negócio.

Enfoque Socioeconômico – Ao contrário do enfoque clássico, este prega que uma organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos lucros. Este enfoque é endossado por Paul Samuelson, também um respeitado economista. As principais argumentos da responsabilidade social são  os lucros a longo prazo para o negócio da empresa, melhoria da imagem organizacional junto ao público, maiores obrigações sociais do negócio, melhor ambiente para todos, visando satisfazer os desejos do público-alvo.

Como você julga esta diferença de conceitos. Pode ou deve uma organização destinar parte de suas receitas para programas e projetos de Responsabilidade Social? Porque?

Resposta: 2-  No enfoque clássico, que tem o economista Milton Friedman como seu grande incentivador, o papel da administração é fazer o negócio gerar o lucro máximo para a organização. Essa visão de livre mercado, em que o foco principal é que as organizações devem remunerar os seus investidores, deixando a responsabilidade social em um plano bastante inferior. Já o enfoque socioeconômico tem a visão que uma organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos lucros.

  São conceitos antagônicos, na minha opinião uma Organização "deve" destinar uma parte de seus recursos para programas e projetos de responsabilização social, isso se reverterá em aumento de produtividade para a organização  e um lucro maior para os investidores.Esses programas e projetos de recursos humanos devem ser tratados como investimento, e não como despesa.

Questão 3 – Com base na aula sobre empreendedorismo, cite e explique as características mais importantes para um empreendedor de sucesso e quais são as competências essenciais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (565.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com