TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SIBUTRAMINA

Por:   •  16/10/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

SIBUTRAMINA

Criada nos anos 80 como medicamento antidepressivo, o Cloridrato de Sibutramina, comercialmente conhecido apenas como Sibutramina, é atualmente indicado para tratamento da obesidade. É um inibidor da recaptação deserotonina, noradrenalina e dopamina utilizada no tratamento da obesidade e deve ser acompanhado de uma dieta menos calórica e de exercícios físicos apropriados.

A Sibutramina chegou ao mercado oferecendo benefícios para as pessoas que queriam perder peso rapidamente e praticamente sem efeitos colaterais. Ela age no cérebro e tem atuação direta no sistema nervoso central, interferindo nos neurotransmissores cerebrais que regulam as emoções, serotonina e noradrenalina, ajudando a aumentar os seus níveis, atuando na saciedade e com efeito sobre outros tecidos aumentando a queima de calorias.

Após estudos que comprovaram que a Sibutramina aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, como derrame, ataque cardíaco, alterações no sistema nervoso central, todos os países da União Europeia, Estados Unidos, entre outros países, proibiram a venda do medicamento.

No Brasil a ANVISA já quis proibir o remédio, mas recuou após pressão de associações médicas e pacientes.

FONTE: ”http://exame.abril.com.br//brasil/noticias/5-remedios-proibidos-la-fora-e-comercializados-no-brasil/lista”

A ANVISA divulgou uma resolução determinando que os remédios que contenham a Sibutramina sejam vendidos apenas com a apresentação de receita azul, de controle especial. O medicamento, passou da classe C1 (controle especial comum) para a classe B2, sendo classificado como psicotrópico anorexígeno e a mudança da tarja de vermelho para preto.

De acordo com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a publicação da portaria foi feita sem um estudo preliminar. “O receituário B2 é reservado para medicamentos psicotrópicos com potencial de criação de dependência e não há nenhum trabalho científico que sugira que a sibutramina possa criar dependência”, afirma. “Além disso, no caso de medicamentos incluídos na lista B2, só pode ser prescrita uma caixa por receita, o que dificulta o tratamento da obesidade, que é uma doença crônica, obrigando o paciente a retornar todos os meses para pegar nova receita”, completa

FONTE: “http://www.endocrino.org.br/sibutramina-tarja-preta-restringir/”

INDICAÇÕES

Este medicamento está indicado no tratamento da obesidade, ou quando a perda de peso está clinicamente indicada; deve ser usado em conjunto com dieta hipocalórica e exercícios, como parte de um programa de gerenciamento de peso, quando somente a dieta e exercícios comprovam-se ineficientes.

É recomendado para pacientes obesos com um índice de massa corporal inicial (IMC) 30 kg/m2, ou 27 kg/m2 na presença de outros fatores de risco (ex.: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia).

FONTE: “http://www.medicinanet.com.br/bula/4701/sibutramina.htm”

CONTRAINDICAÇÕES

O Cloridrato de Sibutramina é contraindicado a pessoas alérgicas à Sibutramina. É necessário avisar ao médico caso o paciente seja alérgico à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com