TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Contemporaneidade

Por:   •  14/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 8

Sociedade e Contemporaneidade Resumo

O Impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na vida das pessoas é visto em todos os lugares empregos foram criados e outros extintos devido a tecnologia. Mas as empresas por menor que sejam não querem usar o homem nem para monitorar uma máquina por esta razão que empresas como a startup Beyond Limits resolveram trazer um nível de automatização superior com a ajuda da inteligência artificial, adaptando tecnologias usadas pela NASA para criar sistemas capazes de operar sozinhos. Estes seriam capazes de lidar com problemas complexos e encontrar soluções sem ajuda; ou seja, tornando a intervenção humana desnecessária.

O filósofo francês Pierre Levy aponta características quanto às mídias atuais, destaca três grandes categorias, um-todos, um-um e todos-todos. Um-um é mídia do telefone onde apenas duas pessoas conseguem trocar informações e opiniões, no entanto a grande mudança é na um-todos que são TVs, rádios e jornais quando no passado multidões ficavam na frente da TV absolvendo tudo o que era mostrado sem direito a opinião só deveriam aceitar como verdade mesmo se não concordassem.

Então veio a internet na modalidade todos-todos onde podem interagir, falar dar opinião não sendo mais uma plateia passiva e sim participativa criticando concordando ou rejeitando em rede mundial foi além das fronteiras dos países, daí podemos dizer vivermos em uma aldeia global.

O conhecimento é a fonte primária de riqueza na sociedade pós-industrial, daí também denominada de Sociedade do Conhecimento antes no passado os mais ricos eram quem tinha terras hoje os homens mais ricos possuem programas de computador softwares ou uma plataforma como facebook não é algo palpável assim como uma marca, podemos dar outro exemplo a Netflix.

[pic 1]

Uma reportagem da revista época negócios salienta que a empresa Netflix fez com que seu valor de mercado ultrapassa a marca de US$ 100 bilhões de dólares. O serviço ganhou 8,33 milhões de assinantes no mundo no quarto trimestre do ano passado. Eu próprio faço parte desse aumento por que sou assinante da empresa desde ano passado. Enquanto antigamente para olhar um filme devíamos ir a locadora alugar hoje com o controle remoto podemos escolher o que assistir.

Os seres vivos são auto-organizadores que se autoproduzem incessantemente. O princípio de auto-eco-organização vale de maneira específica para os humanos, que desenvolvem a sua autonomia na dependência da cultura, e para as sociedades que dependem do meio geoecológico. Por esta razão as mídias sociais vêm mudando o modo de viver da sociedade que se modifica conforme as mudanças no ambiente onde no passado as famílias jantavam juntas agora cada um no seu smartphone, computador ou tablet.

[pic 2] 

O Ciberespaço é meio pelo qual as pessoas se comunicam que surge da conexão mundial dos computadores. O termo especifica a infraestrutura material da comunicação digital e o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo, este mar de informações é muito perigoso se alguém querer usar para o mau como pedófilos, hackers, golpistas, etc.

[pic 3]

Com a chegada da tecnologia da informação a força produtiva foi modificada onde eram manuais usa-se robôs agricultura eram de subsistência hoje se produz em grande escala com máquinas ligadas a GPS. A Agricultura de Precisão que é o planejamento e gerenciamento de todos os processos da produção. Esse conjunto de ferramentas para a agricultura pode fazer uso do GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e de sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica.

   [pic 4][pic 5]

Habitus - “é um sistema adquirido de preferencias, neste novo senário o trabalhador é independente pode trabalhar em casa e ganha pelo volume do seu trabalho através da tecnologia o profissional consegue desempenhar suas tarefas a distância. Já existem escritórios centralizados onde as empresas contratam serviços de RH, comercial a distância. A tecnologia abre as portas para uma nova perspectiva de trabalho e os profissionais devem estar preparados.

        Relações-rede: As redes s sociais trouxeram um novo tipo de amizade que não é uma amizade validas digamos assim, mas virtual quando o amigo precisa de um abraço a pessoa não está ali para fazer o mesmo.

Tudo que for postado numa rede social existe uma persistência não some fica exposto no ciberespaço e pode ser acessado a qualquer momento pela capacidade de busca. Podem estar sendo vistos por milhares de pessoas que não estão comentando e replicando o assunto em outros casos vira um vírus e pode ser uma noticia falsa que se torna verdade e trazer consequências graves como até mesmo a morte. Um caso de acusação lembro da jornalista Raquel Sherazade que fez um comentário sobre um homem que avia sido amarrado por moradores e foi terrivelmente criticada nas redes sociais.

As redes sociais promovem uma forma distinta de cultura que se desenha a partir da convergência do social. A presença online é transformada numa espécie de “performance” em que o indivíduo alimenta uma projeção de si no perfil de rede social alguns casos o que é exposto não é verdade é criado uma imagem falsa. Assim como as notícias falsas, e normalmente quando queremos verificar se uma informação publicada numa rede social é verdadeira ou não, consultamos a imprensa tradicional.

Lissette Calveiro, de 26 anos, tem 20,6 mil seguidores no Instagram e se descreve como “publicitária/criadora de conteúdo/millenial multi-hypada, aficcionada por lifestyle e entusiasta de hashtags". Sua coleção traz o que todo mundo gosta de ver e postar por ali, como momentos felizes, viagens, refeições e ensaios que remetem à editoriais de moda. No entanto para manter o status contraiu uma dívida e vivia com pendências acima de US$ 10 mil.

[pic 6]

 O homem ganha em liberdade, mas perde em certezas na contemporaneidade cada um é livre para colocar sua opinião sobre qualquer assunto, porem tomar qualquer decisão sobre sua vida deixa sempre dúvida se foi a melhor por que as decisões são baseadas em consumismo exagerado. A liberdade obtida nos tempos atuais é ilusória. A pessoa vive sempre na incerteza, pois sempre há a possibilidade de uma escolha melhor. O pensamento não é mais denso e ordenado, mas leve e desordenado, para poder abarcar tudo o que a vida pode oferecer. As comunidades se reúnem em torno do entretenimento, de celebridades, ídolos e “presos as mídias da tecnologia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (364.7 Kb)   docx (261.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com