TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade em Rede

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

A SOCIEDADE EM REDE VOLUME 1:

Nome: Caio Canhassi Palermo

Data : 14/10/18

Fichamento do capítulo da obra: CASTELS, Manuel. A Sociedade em Rede

O presente texto inicia-se comentando sobre as mudanças que houveram no final da chamada “Era Cristã” além de outros importantes acontecimentos que mudaram a vida humana. O autor comenta também que houve uma revolução tecnológica em que se transformaram os modos de comunicação de modo que a sociedade também mudou desde sua base. Ao comentar sobre aspectos econômicos, Castels cita uma ocorrência de uma interdependência global e a relação entre a economia, o estado e a sociedade que foi se formando com o decorrer do tempo.

Isso fez com que o capitalismo entre num processo de profunda restruturação trazendo características como uma maior flexibilidade de gerenciamentos, descentralização de empresas e suas organizações em redes, o aumento de espaço das mulheres no mercado de trabalho, a intervenção estatal nos mercados de forma especifica desmanchando um estado de bem-estar social presente nas diversas formas de sociedade. Com isso observa-se um aumento da concorrência global em contextos de um capitalismo monopolista e uma diferenciação forte de cenários geográficos e culturais em que há uma separação evidente de norte e sul em relação a desenvolvimento e suas ideologias entre segmentos de territórios. O autor destaca  importância das mudanças sociais em que são consideradas tão drásticas quanto os processos de transformação tecnológico e econômico.

Castels ao comentar sobre o ser na sociedade informacional destaca o significado de identidade e comenta sobre uma questão fundamental num mundo em processo de globalização e fragmentação: “como combinar novas tecnologias e memória coletiva, ciência universal e culturas comunitárias, paixão e razão?” em que diz parecer haver uma logica de excluir agentes da exclusão, de redefinição dos critérios de valor e num lugar onde não aceita-se mais o mínimo conhecimento tecnológico para se atualizar via comunicação.

Na conclusão o autor ressalta o como as tendências históricas, as funções e os processos dominantes estão cada vez mais conectados como se estivessem em redes , que constituem a mais recente difusão logica e social da forma substancia operação de processos indutivos relacionados a experiência, a cultura e o poder, sendo assim possíveis de manterem um conjunto que possuem os mesmos meios de comunicação tais como valores. Sendo assim a rede ao apropriar-se a economia capitalista monopolista em que há um aumento da flexibilidade e adaptabilidade; mudanças constantes nas formas em que se analisam a cultura de descontrução e reconstrução continua, caminha com uma politica de processamento instantâneo de novos valores e humores públicos em que criem-se cada vez mais organizações sociais que tem como objetivo a “suplantação do espaço e a invalidação do tempo em que se permanece dentro do meio comum.

Os excertos texto “ A sociedade em rede” trouxeram uma visão da evolução sociológica e tecnológica da sociedade e a sua influencia na economia mundial de forma cada vez mais rápida fazendo com que muitos tenham que se adaptar a essa evolução. Observa-se que essas são formas em que a evolução humana é extremamente perceptível de forma positiva ao comentar do desenvolvimento da comunicação paralelo a isso, apesar de se criar formas de distanciamento daqueles que não conseguem acompanhar os mais poderosos e assim cada vez mais criando uma desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com