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A Sociologia

Por:   •  17/7/2017  •  Artigo  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

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SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

  1. O processo dialético fundamental da sociedade consiste em três passos. Quais são eles?

São a exteriorização, objetivação e a interiorização.

  1. Como a Sociologia vê a religião?

A religião é o empreendimento humano pelo qual se estabelece um cosmo sagrado.

  1. Para que a socialização tenha êxito, o que é preciso?

O êxito da socialização depende da simetria entre o mundo objetivo da sociedade e o mundo subjetivo do indivíduo.

 

  1. Como o individuo apreende o sagrado?

refere-se ao homem relacionando-se com ele de um modo em que não o fazem os outros fenômenos não-humanos.

  1. O que se entende por legitimação?

Por legitimação se entende o “saber” socialmente objetivando que serve para explicar e justificar a ordem social. Em outras palavras as legitimações são as respostas a quaisquer perguntas sobre o “porque” dos dispositivos institucionais.

  1. Como a religião legitima as instituições?

A religião legitima as instituições infundindo-lhes um status ontológico de validade suprema, isto é, situando-as num quadro de referencia sagrado e cósmico.

  1. Por que o ritual religioso é um instrumento decisivo no processo de “rememoramento”?

Porque o homem esquece, e precisa ser lembrado constantemente.

  1. Defina anomia.

Anomia é um conceito que se refere ao estado social de ausência de regras e normas, onde os indivíduos desconsideram o controle social que rege determinada sociedade.

  1. O que a teodiceia proporciona ao individuo?

A teodicéia proporciona significado. Nas situações de sofrimento, há necessidade de significado é tão forte quando a necessidade de felicidade. 

  1. Mencione uma das funções sociais das teodiceias.

 é de explicar as desigualdades de poder e de privilégios sociais, servindo como legitimações para os poderosos e para os fracos, tendo em vista portar-se de justificações para ambos os lados. 

  1. Como o autor define a alienação?

é o processo pelo qual a relação dialética entre o indivíduo e o seu mundo se perde para a consciência

  1. Quais as duas perspectivas ideológicas do termo “secularização”?

Em círculos anticlericais e progressistas significa a libertação do homem moderno da tutela da religião:

Em círculos ligados as Igrejas Tradicionais, tem sido combatido como “descristianização”, paganismo e equivalentes.

  1. Na cultura egipcia, que consequencias a desobediencia ao rei-deus acarretariam?

Não era apenas um delirio etico ou politico, mas um disturbio da ordem cósmica das coisas que pode afetar a cheia anual do Nilo bem como o funcionamento adequado das relações sociais ou a segurança das fronteiras.

  1. Cite um dos principios basicos da doutrina politica da separação entre Igreja e Estado.

É que o estado não serve mais como uma instância coercitiva no sentido da instituição religiosa dominante.

  1. A ortodoxia protestante sofreu dois choques severos antes do Seculo XIX. Quais foram eles?

O Pietismo e o racionalismo iluminista.

  1. O que foi o Pietismo?

O pietismo foi um movimento que desenvolveu as estruturas dogmaticas em várias formas de emocionalismo. Davam valor as experiencias individuais dos crentes.

  1. Quando e como foi a reação contra o liberalismo protestante?

A grande reação contra o liberalismo, veio depois da I Gerra Mundial com o movimento teológico chamado de dialético ou neo-ortodoxo. A figura mais importante foi Karl Barth e o primeiro ataque veio 1919, com a publicação do comentário da Epistola aos Romanos.

  1. Como foi chamada a afirmação mais importante da Igreja Confessional?

Declaração de Barmen

  1. Fale de maneira sucinta sobre a religião no Brasil.

A religião no Brasil é muito diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país. Segundo o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa de 2005, elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a "relação geralmente amigável entre religiões contribui para a liberdade religiosa" no Brasil. O Brasil é um país religiosamente diverso, com a tendência de mobilidade entre as religiões e o sincretismo religioso.

A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Também estão presentes os movimentos básicos do protestantismo: adventismo, batistas, evangelicalismo, luteranos, metodismo e presbiterianismo. No entanto, existem muitas outras denominações religiosas no Brasil, algumas dessas igrejas são: pentecostais, episcopais, restauracionistas, entre outras. Há mais de três milhões e meio de espíritas (ou kardecistas) que seguem a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec. O animismo também é forte dividindo-se em candomblé, umbanda, esoterismo, santo daime e tradições indígenas.Existe também uma minoria de muçulmanos, budistas, judeus e neopagãos. 8% da população (cerca de 15 milhões de pessoas) declarou-se sem religião no último censo, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas.

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