TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Geral do Direito

Por:   •  4/6/2018  •  Monografia  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia Geral do Direito- Questões do cap. 1 (As ciências Humanas).

[pic 1]

Nome: Juliane Ferreira Gomes RA: 18724781(MATUTINO) Sala: 103

Questões 

  1. Diferencie mito, senso comum e ciência.

O mito é utilizado para justificar  o estado da consciência de um povo sobre si mesmo e sobre a realidade que os circunda, que representa, de forma projecional, o modo de ser (cultura) desse povo, repetindo e reafirmando para si mesmo e perante os outros povos. O senso comum é um conhecimento adquirido pelo homem a partir de       experiências, vivencia e observação do mundo baseado na opinião, na troca de experiências sem comprovação cientifica. A ciência é um conhecimento sistemático, pois é organizado a partir de um conjunto de teorias, estudo e observações cientificas que sejam coerentes, que explicam de maneira concreta os fatos e fenômenos da natureza, que sejam possíveis de ser provados esses conhecimentos.

  1. Tome a seguinte afirmação e explique-a: ‘’ Se observamos a trajetória da Revolução Cientifica, percebemos que ela corresponde a mudança ideológica do feudalismo para o capitalismo’’?

         Sim, pois com o declínio do sistema feudal, sendo um dos motivos para isso, não corresponder com as demandas populacionais, como a quantidade de alimento. Foi impulsionado o reaparecimento de rotas comerciais, pois era necessário conquistar novos mercados, fora da Europa, que fornecessem alimentos, como consequência a formação de novas classes sociais como a burguesia. A atividade que a burguesia exerce, como inventividade e capacidade produtiva, fez se criar o sistema financeiro, que tem como necessidade o saber cientifico ligado as necessidades econômicas do capitalismo.

  1. Que paradigma filosófico foi adotado pelas primeiras Ciências Humanas? Por quê?

O positivismo. Porque positivismo trazia para a ciência humana a tarefa de procurar um estatuto de cientificidade próprio, adequado as especificidades de seu objeto, ou seja, o objeto de estudo das ciências humanas é a humanidade e ela terá que trazer cientificidade para relações e comportamentos humanos .

  1. Que criticas esse primeiro paradigma recebeu?

As criticas recebidas para as ciências humanas ao positivismo, foram que ela não consegue se adequar as metodologias impostas para estudo. A ciência humana tem como objeto de estudo as pessoas, e por consequência tem muitas limitações nos métodos de estudo, como não conseguir isolar uma situação, porque as reações e motivações das pessoas diante dos eventos da vida social são variáveis, subjetivos e imprevisíveis.

  1.  Afinal, as Humanidades são ou não ‘’Ciências’'?

Sim é uma ciência, como metodologia e cientificidade própria, para a ciências humanas o critério de verificabilidade é intersubjetivo e a noção de ‘’verdade’’  como consenso da comunidade cientifica, sempre provisório e precário, que durara ate que o curso histórico do próprio conhecimento promova sua superação.  

        ’        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com