TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Política

Por:   •  20/9/2017  •  Artigo  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 POLÍTICA         4

1.1 A politica conforme os piraporenses          5

1.1 A política no Brasil         7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10



INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva realizar uma análise crítica da realidade brasileira com relação à sua política. Também aborda o comportamento do homem público brasileiro, no que diz respeito às suas atitudes, e, sobretudo a visão que as pessoas têm do termo política.

O trabalho se fundamenta na análise do vídeo “Sociologia Política” e em uma charge da personagem Mafalda. A realização do trabalho seguiu os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com entrevistas a dez pessoas e análises intertextuais.

 


1 POLÍTICA  

O termo “política” possui origem grega e está associada ao termo “polis” que os filósofos da Grécia antiga usavam para denominar as cidades, lugar onde as pessoas viviam em conjunto. Dessa forma, a política era usada para caracterizar a vida em comum, os objetivos, as decisões e as regras de organização estabelecidas dentro das polis.

O homem, enquanto ser político, precisa da companhia de outras pessoas e possui uma necessidade natural e espontânea de viver em conjunto dando origem às primeiras formas organizadas de sociedade. Tendo esses elementos como ponto de partida, pode-se caracterizar política como “arte e ciência de governo”, uma vez que cuida das decisões e dos interesses da coletividade. Quando nos refere-se a política como arte é porque esta exige total compreensão do homem e de suas necessidade físicas, psicológicas e emocionais visando encontrar um ponto de equilíbrio entre a vontade de alguns e o bem comum de todos. E quando relacionada à ciência a política tem o dever de estudar os comportamentos humanos e estabelecer cientificamente regras que garantam a organização social.

Outros conceitos sobre política surgiram com o tempo, como os demonstrados por DALLARI (1984, p.29):“o estudo do poder”, por se tratar da tomada de decisões sobre assuntos de interesses comuns, ou ainda “ciência do Estado”, quando delega-se ao Estado o dever de tomar essas decisões. Alguns cientistas políticos defendem que a melhor forma de exercício da política é através do bom senso dos cidadãos que tem plena liberdade de estabelecer quais são suas necessidades e a melhor forma de supri-las criando condições que sejam convenientes a todos sem que haja necessidade do uso da força.

        De qualquer modo, mesmo que as decisões sejam tomadas harmoniosamente, é preciso que alguém coordene as ações e as decisões que serão tomadas em benefício de todos. Com base nesses fundamentos adota-se política como “a conjunção das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum” (DALLARI, 1984, p.32).

        Outra consideração importante a respeito de política é o estudo das organizações e das decisões tomadas por homens organizados em sociedade. Um movimento de protesto e reivindicação por um objetivo de interesse comum é considerado uma forma de exercer política onde um grupo político desenvolve uma ação política.

Portanto, independente dos meios adotados nas tomadas de decisões, pode-se considerar política toda organização social que procura atender a necessidade natural de convivência do ser humano; e toda ação humana que produza efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

  1. A política conforme os Piraporenses

Buscou-se com uma amostragem de dez cidadãos do município de Pirapora, MG, a compreensão do termo política. Entre os participantes 20% possuíam o Ensino Médio completo, 10% estudaram apenas o Ensino Fundamental e 70% estão em fase de conclusão de cursos de graduação. Do total de entrevistados 60% eram do sexo feminino e 40 % do sexo masculino, compreendidos entre a faixa etária de 20 a 40anos de idade.

Aos participantes foi questionado: O que você entende por política; você gosta – sim ou não e por quê? As respostas foram agrupadas na Tabela 1.

Tabela 1 – Opiniões dos Piraporenses sobre o termo “Política”

Participante

Resposta

1

“Política é o governo das coisas. Eu não gosto porque é muito desorganizada”.

2

“ Política é a forma da comunidade se organizar. Gostar eu não gosto não mas agente precisa ficar por dentro pra poder fazer valer nossos direitos”

3

“ Não sei dizer o que é política, mas sei que tudo uma roubalheira danada. Eu não gosto”.

4

“ Pra mim política é uma forma de organização do Estado, eu gosto e não gosto, depende dos políticos”

Participante

Resposta

5

“ Não sei direitinho o que é política, agente fala tanto mas na hora de dizer o que é agente se complica, mas pra mim é uma forma de governar. Eu não gosto porque a política no Brasil é vergonhosa, só tem corrupção”.

6

“A Política é a ciência de governar. Eu gosto da política, porque através dela podemos reivindicar nossos direitos, no entanto a política brasileira deixa muito a desejar e não é democrática”.

7

“ A palavra política vem de governo, tem haver com o governo das cidades, do país. Eu não gosto é muito suja, só tem corrupção”.

8

“ É difícil dizer o que é política, acho que tem relação com o governo, o poder de decisões. Eu não gosto porque no Brasil a política é de fachada”

9

“ A política tem haver com o governo, o estado e as cidades. Eu não gosto porque nossos políticos são todos corruptos”.

10

“A política representa uma forma de governo, no Brasil vivemos numa república, onde os políticos são todos corruptos. Não gosto da política porque só tem roubo e não se faz bem nenhum para a população pobre, só lembram dos pobres quando é época de eleição”.

Fonte: Pesquisa de campo realizada em junho/2012, com dez populares da cidade de Pirapora-MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (625.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com