TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Um Olhar Panorâmico Sobre a Organização Política Regional

Por:   •  23/11/2021  •  Bibliografia  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

Tema.

Um olhar panorâmico sobre a organização política regional.

" pontos de origem de itarema".

1.

Bruno:

A localidade foi a origem de um dos autores que propôs o interesse em desenvolver esse tema seria a necessidade de um resgate histórico da história política de Itarema e seus acontecimentos marcados por constantes mudanças na formação de seu território que muitas vezes são relatos orais que muitas vezes, com o passar dos anos a história vai se esquecendo.

Grivalci: 

Entendendo a evolução que os municípios tiveram após a CERB/88, ganharam status de entes federativos, o foco deste estudo está em apresentar e discutir elementos sobre a organização política da criação e formação do município de Itarema abrangendo aspectos de seu desmembramento de Acaraú da sua história.



2.

Bruno:

 A escolha por essa temática iniciou a partir de  informações orais, teses e artigos de diversas áreas, servindo para uma melhor decisão do tema, com isso foi surgindo a necessidade de analisar o fenômeno de criação do município de Itarema, (cidade de nascimento de um dos autores). Vale destacar a importância da conjuntura do governo local que favoreceu a formação histórico-política da localidade e investigar o fenômeno da criação do município.

Grivalci:

O interesse pela temática se deu em Dois caminhos, o primeiro caminho se deu pelo envolvimento de um dos autores com o município, sendo seu lugar de origem, outro caminho se deu pela escassez de literatura sobre a compreensão da organicidade política Regional assim a escolha da temática abrange a esfera das Ciências Sociais.

3.

Grivalci:

A temática é de fundamental importância para entender o processo organização política de pequenos municípios cearenses sobretudo os municípios que tiveram sua emancipação nas décadas de 80 e 90, depois esse período é marcado por uma série de eventos a nível Federal, Estadual que influenciaram os recém criados municípios

Bruno:

A importância das pesquisas mais detalhadas sobre a criação de municípios ainda carece na literatura brasileira pois a localidade sempre vivenciou experiências de autonomia tendo isso em vista necessário uma investigação mais panorâmica que vise as influências gerais que formam os aspectos políticos regionais como a formação desses atores políticos, formação da estrutura do poder local e  interesses destes representantes do município.

4.

Bruno:

O município é um centro de vivências que muitas vezes é influenciado por acontecimentos históricos marcantes principalmente em períodos de descentralização política e administrativa dessa forma este artigo pode contribuir para a realização de um Resgate histórico da povoação e os motivações que contribuíram para sua fundação o que permitirá contar sua história mais exequível, passando aspectos do Poder local e fatores que influenciaram a formação dos atores políticos locais para sua emancipação.

Grivalci:

Pensar o processo de tá organização política em itarema pode ajudar a compreender a formação da conjuntura política desse município e também o processo que desenhar o construção corrente federativo ajuda entender um processo das dinâmicas de poder local vírgula que acaba sendo uma agenda carentes de pesquisas apuradas.



Ideia de introdução para se acrescentar. 

Grivalci:

No Brasil a federação alcança três formas específicas: União,Estados e municípios. 

Entendendo você estados e municípios podem incorporar-se, dividir-se ou desmembrar-se para ingressar a outros.

A criação, incorporação fusão e desmembramento dos Municípios acontecem de consulta das populações envolvidas, estudos de viabilidade municipal, os municípios têm autonomia de se auto regulamentar-sem, ou auto-organizarem se diferenciando de outros municípios cada um com sua peculiaridade, não por cento constituição própria, mas leis orgânicas.





Bruno:

O estado do Ceará  em sua história política foi marcado por grandes mudanças na distribuição de poder refletindo nos municípios cearenses, mas especificamente no município de Itarema (onde na época era colocado como distrito de Acaraú), estava nessa tentativa de se emancipar em plena época da ditadura militar. Em 1963, ocorreu uma tentativa de emancipação de Itarema, mas com o golpe militar ainda em vigor que impossibilitou os processos para novas cidades.

Distrito criado com a denominação de Tanque do Meio, pelo ato de 06-09-1890, e por lei 

municipal nº 94, de 29-06-1923, subordinado ao município de Acaraú. 

 Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tanque do Meio, figura 

no município Acaraú. 

 Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. 

 Pela lei estadual nº 346, de 10-08-1937, o distrito de Tanque do Meio passou a 

denomina-se Itarema. 

 Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito já denominado Itarema adquiriu o 

extinto distrito de Extremas do município de Acaraú. 

 Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itarema permanece no município 

de Acaraú. 

 Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. 

 Elevado à categoria de município com a denominação de Itarema, pela lei estadual nº 

6809, de 02-12-1963, desmembrado Acaraú. Sede no antigo distrito de Itarema. Constituído do 

distrito sede. 

 Pela lei estadual nº 6990, de 23-12-1963, é criado os distritos de Almofada, Carvoeiro, 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com