TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

 Que tipo de ser humano se quer educar?

Os questionamentos sobre a educação se revelam consolidados:

Que tipo de pessoa se quer formar?

Para qual sociedade?

O que ensinar?

Como educar?

   Karl Marx (1818-1883) mesmo não se voltando totalmente para as questões educacionais, traz com o seu sistema explanatório, o materialismo histórico, uma proposta de revolução que entra no processo educacional reformulando até mesmo os educadores, que segundo ele, já estão mergulhados em uma ideologia que convém a classe dominante. Marx ver a educação vinculada a socialização, uma forma de integrar os indivíduos, acreditando em uma preparação politécnica (ensino – trabalho), ele se posiciona buscando uma educação emanciparia que visa a liberdade social do homem, pois, suas convicções levaram a crer que assim alcançaria uma nova ordem social.

   Já Émile Durkheim (1858-1917) traz o ‘facto social’ (uma expressão empirista). Pelo carácter social-histórico Durkheim tenta entender como é realizada a transmissão da cultura em cada sociedade, em vários momentos históricos, analisando assim diferentes prioridades e visões de moralidade. Segundo ele a educação é “função essencialmente social”, pois é assim que ele ver que a sociedade disciplina e integra. Durkheim tratando a educação como processo social, como fenómeno social, capaz de ser descrito, analisado e explicado sociologicamente, define tal como ‘bem’ social (A educação reflete a sociedade e a sociedade reflete a educação). Do ponto de vista durhkeimiano pela educação nos tornamos seres sociais e pela educação o homem se faz humano.

   Finalmente Max Weber (1864-1920) aplica o subjetivismo na ação social por meios racionalistas. Weber defende a utilização do “tipo ideal”, levando em vista a compreensão, racionalização e análise da causalidade. Weber se preocupa em tentar compreender como o fenómeno educativo se relaciona com as outras esferas do social, e assim como Marx ver que a instituição escolar pode servir como manutenção de dominação de um grupo em relação a outro (As instâncias dominantes atuam na definição das finalidades da educação). Ele defende também que na sociedade existe uma seleção social, que privilegia alguns e tem com potencial fragmentar em ‘castas’. Segundo ele o sistema educativo está envolvido com o processo de burocratização das sociedades.

   Dito isso, sobre os pensadores e voltando um pouco mais para o questionamento inicial, revela-se a reflexão sobre qual (pensador) no cenário atual vem a suprir melhor as necessidades vivenciadas em nossa sociedade. Quem responde melhor o questionário?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com