TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  20/6/2019  •  Artigo  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

TORRES, Carlos Alberto. Sociologia Política da Educação. – 3. Ed. – São Paulo – Cortez, 1994.

Kássia Cristina Neves de Oliveira[1]

A partir da leitura de Carlos Alberto Torres, identifique e comente a ideia central da obra.

Durante a obra, Carlos Alberto Torres traz uma contribuição acerca de um tema que não é novo, mas que necessitava de um novo olhar sobre os campos interdisciplinares da educação. A partir disso, de forma crítica e didática, o autor apresenta teorias que causaram impactos à educação na América Latina, destacando principalmente o funcionalismo e a teoria da reprodução. Para sustentar seu discurso, Torres conversa com diversos autores apresentando seus pensamentos acerca da temática. O autor se preocupa, outrossim, com a sociedade política e sociedade civil no conflito do estado moderno, apresentando suas intersecções. Portanto, Carlos Alberto Torres apresenta uma introdução à problemática iniciada pela aplicação da teoria social ao entendimento da educação.

Discorra sobre a argumentação utilizada pelo autor em relação ao seu objeto de estudo.

Carlos Alberto Torres utiliza a Sociologia Política da Educação como argumentação em relação ao seu objeto de estudo (educação) apresentando três níveis, sendo eles: a educação formal, a educação informal e a educação não-formal. Partindo de uma perspectiva da Sociologia Política, Torres discorre que é possível estudar qualquer destes três tipos de educação. e e frisando ainda que a chave para entender a Sociologia a Educação seria a tomada de decisões.

Quais as contribuições de Alberto Torres para a Sociologia da Educação?

O que marca o avanço da Sociologia da Educação, hoje, é o grande número de perspectivas resultantes do crescente interesse acadêmico por diversos temas como classe, raça, etnia e gênero. É evidente que a área se desenvolveu bastante, entretanto, há pendências no que diz respeito aos estudos no campo da Sociologia Política da Educação que deixe claro a relação entre Estado e educação popular na América Latina. O Estado capitalista é formado por um campo de batalha, seja ele hegemônico, dependente ou associado, assim, vive o impasse entre promover a acumulação de capital e manter a legitimação do modo de produção.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com