TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia de Bouman

Por:   •  9/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa

A fluidez da modernidade

Para Bauman a sociedade dos tempos atuais é totalmente diferente da antiga ( sociedade sólida), hoje chama-se sociedade liquida. É como se fosse na química, no sólido todas as moléculas e partículas estão juntas e ligadas umas as outras, tomando forma e sendo difícil de separar; já o liquido são partículas dispersas, separadas, fácil de tomar outra forma e se fluir.

Bauman trabalha com os relacionamentos da sociedade como o amor, trabalho, a politica, a família, entre outros. A sociedade solida é aquela que continha união entre as pessoas, laços e haviam transformações lentas e que conseguíamos prever e assim tínhamos um certo ‘controle’ do mundo a nossa volta diferentemente da liquida de hoje que pode ocorrer diversas mudanças em um único dia, novas tecnologias q chegam e o mundo sendo mudado.

Assim as diferenças da sociedade liquida para a solida é a troca da ideia de coletividade para individualismo, as relações se dão por poucos momentos e são rápidos, muitas pessoas só mantém relações com a família por uma tela do celular, e assim a coletividade se torna superficial.

Karl Marx, um grande sociólogo, disse uma vez que: “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”. E com a frase de Marx podemos relacionar com a sociedade liquida de Bouman; o mundo foi se esquecendo dos valores tradicionais e está cada vez mais apaixonado por objetos e tecnologias e esquecendo as pessoas.

Claramente a modernidade é importante, com ela melhorou muitas coisaspara o mundo, descobriu novos remédios, vacinas, facilitou muito os meios de transporte e pesquisa. Porem tudo deve ser dosado e temos que saber igualar sociedade sólida com a liquida, celular e tecnologias são realmente muito bons, mas, nada se compara a um abraço, a um beijo e ao convívio pessoalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com