TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia e Informática

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

No conceito de Comte, a sociologia deve ser orientada para compreender e estabelecer as "leis imutáveis ​​da vida social", isto é, essa ciência deveria abster-se de qualquer consideração crítica e, assim, eliminar discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade. A abordagem sociológica idealizada de Comte no modelo positivista expressa seu desejo de construí-lo com base no modelo das ciências físico-naturais. A sociologia, inspirada no positivismo, é independente da economia política, pressupondo que os fenômenos sociais são independentes dos fenômenos econômicos.

Durkheim viu os meios de continuidade social na educação. A educação transmite e integra valores morais e sociais, razão pela qual a reforma educacional é importante a partir de duas perspectivas: um reflexo das mudanças sociais e culturais e como um agente ativo de mudanças sociais. Durkheim também destacou que os educadores, principalmente os educadores do ensino fundamental, podem trazer mudanças para a educação e até para a sociedade. Durkheim acredita que a educação é uma ação realizada por adultos sobre as gerações que ainda não se prepararam para a vida social. O objeto da educação produz e desenvolve um certo número de estados físicos, intelectuais e morais nas crianças, que é exigido por toda a sociedade política e especialmente o ambiente especial em que as crianças estão destinadas a entrar. Durkheim baseou-se em vários exemplos históricos para mostrar que a estrutura da educação é para garantir a sobrevivência da sociedade.

Max Weber acredita firmemente no ideal de democracia e busca maneiras de libertar as pessoas da cristalização da democracia. Para Max Weber, o objeto da sociologia é a ação social, ou seja, toda ação que um indivíduo realiza ao se orientar nas ações dos outros. O eleitor define seu voto com base no comportamento de outros eleitores. Ou seja, temos a ação de uma pessoa, mas essa ação só pode ser entendida quando percebemos que sua escolha é baseada no conjunto de outros eleitores. Portanto, na visão de Weber, as relações sociais só ocorrem quando relações importantes são estabelecidas, ou seja, há um certo significado entre os diversos comportamentos sociais. O comportamento social só existe quando os indivíduos tentam estabelecer um determinado tipo de comunicação com os outros com base em seu comportamento.

Em sua pesquisa, o principal objetivo de Marx é estudar a sociedade de sua época - a sociedade capitalista. Entre eles, as relações sociais de produção definem dois grandes grupos: por um lado, os capitalistas têm os meios de produção (máquinas, ferramentas e capital) necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias. Por outro lado, os proletários não têm nada além de corpo e vontade de trabalhar. Em uma sociedade capitalista, a produção ocorre apenas porque capitalistas e trabalhadores estabelecem uma relação. Os capitalistas pagam os salários dos trabalhadores e retêm os lucros no final da produção. Esse excedente é chamado de mais-valia (a parte restante do tempo de trabalho não remunerado). Esta relação entre capitalistas e trabalhadores leva à exploração dos trabalhadores pelos capitalistas. A mais-valia está relacionada ao conceito de alienação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com