TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade em Prática

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalhado é trazer a tona a importância da sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, o qual significa atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Tal conceito pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade.

A sustentabilidade, portanto, diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos.

Reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias pode tornar uma empresa sustentável. Um desperdício que a maioria das empresas tem em comum é o de energia. “Pintar as paredes de branco melhora a iluminação e abrir algumas janelas pode diminuir o consumo de ar condicionado”. Entende-se que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais e aumentar sua competitividade no mercado.  Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L& Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado Ele percebeu que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade.

A construção civil tem desempenho fundamental no desenvolvimento do país, gera um número muito grande de empregos e riquezas. Mas também apontam para os impactos que esse setor e sua cadeira produtiva acarretam para o meio ambiente.

IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Uma definição simples de impactos ambientais diz que estes são qualquer alteração do meio ou em algum de seus componentes devido a determinada ação ou atividade, no caso específico da construção civil são vastos os impactos ambientais causados por esta, principalmente na etapa da construção onde podemos ter poluição sonora, poluição atmosférica, alteração do perfil do solo, impactos visuais, etc.

 Toda nova edificação produz impactos sejam ambientais, sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região.

Essas novas edificações irão influenciar no valor imobiliário da região onde foram inseridos gerando tráfego e demanda de transporte público. Devemos também prever iluminação e ventilação natural para tornar todos os ambientes agradáveis, interferindo minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural.

 Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando resíduos e ruídos.

 A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual. Como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.

 


PROPOSTAS DE AÇÕES PARA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

TÍTULO: SELEÇÃO DE MATERIAIS E RESÍDUOS

OBJETIVO

AÇÃO

RESULTADO ESPERADOS

1. Reduzir a quantidade de resíduos sólidos nos canteiros de obra e o desperdício de materiais.

A. Conscientização dos funcionários quanto à utilização correta de materiais e produtos, através de cursos e palestras.

Evitar o desperdício de materiais, e fazer melhor uso deles de forma mais inteligente e econômica.

B. Analise e gestão de custo e consumo de materiais na obra. Gerenciamento de compra e uso de materiais.

 Evitar compras desnecessárias, sobressalentes e perdas de materiais por vencimentos ou desvios.

C. Gratificação por redução de custo e de resíduos.

Gratificar financeiramente os funcionários que atingirem a meta de redução de materiais e custos, evitando o desperdício.

TÍTULO: RECICLAGEM DE RESÍDUOS

OBJETIVO

AÇÃO

RESULTADO ESPERADOS

2. Reciclar resíduos sólidos, e reutilizá-los nas construções.

A. Fazer a separação de sacos de cimento, isopor, plástico, tubos de PVC e aço para revenda e reciclagem,

Gerar receita extra com o material que era considerado lixo.

B. Destinar concreto, blocos, madeira e outros materiais para usinas de processamento e reciclagem, para transformação desses materiais.

Além de receita extra, evitar destinação incorreta dos materiais.

C. Utilizar materiais reciclados nas obras.

Economia nas compras,  maior possibilidade de contratos para construção e possibilidade de maior crédito imobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com