TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Antropológica

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

01. O surgimento da modernidade envolveu fortes mudanças sociais, culturais, políticas e nas relações de produção e trabalho. Quais foram essas mudanças em linhas gerais e qual o impacto dessa nova realidade social e econômica sobre a obra de Karl Marx?

04. No arcabouço teórico de Marx, para a compreensão das formas e modos de dominação na sociedade moderna capitalista, encontram-se os conceitos hoje compreendidos como infraestrutura e superestrutura (política e ideológica). Descreva a relação entre infraestrutura e superestrutura, e evidencie a capacidade desses conceitos para a análise das dinâmicas de dominação na sociedade moderna capitalista.

Materialismo

A Europa, no período de 1818 a 1883 passou por fase de grande expansão industrial e o que deixou mais evidente as diferenças entre classe existentes e que causou um grande impacto no âmbito social e político. Por sua vocação em lutar pelo proletariado, os oprimidos, Marx conhece Engels em Bruxelas depois de ser expulso da Prússia e depois da França pelos seus escritos socialistas.

Consequentemente, Marx e Engels, em 1845 decidem escrever a obra A ideologia alemã, que só seria publicado em 1933. Desse modo, em sua obra, ambos definem ideologia como uma falsa consciência da sociedade que seria uma forma invertida de enxergar a realidade.

“A moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia, bem como as formas de consciência a elas correspondentes, são privados, aqui, da aparência de autonomia que até então possuíam. Não têm história, nem desenvolvimento; mas os homens, ao desenvolverem sua produção e seu intercâmbio materiais, transformam também, com esta sua realidade, seu pensar e os produtos de seu pensar. Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. No primeiro modo de considerar as coisas, parte-se da consciência como do indivíduo vivo; no segundo, que corresponde à vida real, parte-se dos próprios indivíduos reais, vivos, e se considera a consciência apenas como sua consciência. “(

 Um exemplo desse pensamento, aquilo que Hegel e os Hegelianos defendiam (1770-1831), era que as ideias constroem a história humana, ou seja, o campo mental (superestrutura) determinava o campo material (infraestrutura).

 Enquanto para o materialismo histórico-dialético de Feubach (1804-1872), o mental não importava, pois era uma mentira e o que vale é a realidade concreta.

Marx e Engels, diziam que isso é ideologia, pois precisa estar vivo para

Infraestrutura

Superestrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com