TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Sociológica I

Por:   •  10/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

• Como o autor caracteriza o fato social?

“Mas o que pode ser chamado de fato social?”, casamento? Suicídio? Massacre? Reivindicações? Regras jurídicas? Costumes?

Para Durkheim, fato social incide em modos de atuar, raciocinar e sentir externos ao individuo e dotados de uma capacidade coerciva em virtude do qual lhe cominam. Só existe fatos sociais onde houver organização deliberada. Tudo é associado ao meio em que se está embutido. O fato social de acordo com Émile Durkheim, “é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”. Em outras palavras, significa dizer que os fatos sociais são banais a todos os indivíduos numa determinada sociedade desde que compartilhados coletivamente, pois cada qual tem seu modo, seu jeito de interagir, de fazer, sendo o fato social exercendo certo tipo de poder de obrigação sobre a sociedade

• Que importância Durkheim delega ao fato social para a compreensão dos fatos sociais?

Analisando os fatos sociais chega-se à conclusão de que toda a educação dada às crianças consiste num esforço continuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente, pois a educação tem justamente o objetivo de criar o ser social para consequentemente serem desenvolvidos os fatos sócias. Dhurkheim enfatiza “é fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”; ou ainda: “Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas comumente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.” Dando assim uma compreensão dos fatos sociais.

• Explique as três categorias dos fatos sociais.

Eventualmente os fatos sociais decorrerem a vida em sociedade, Émile diz que os menos constituem o objeto da Sociologia, defendendo quês estes possuem três características: Coercitividade, Exterioridade e Generalidade.

• Coercitividade- possuem força imperativa e coercitiva sobre os indivíduos; são imposições. O efeito de coação extrema de um fato social é fácil de constatar quando se traduz por uma reação direta da sociedade, como é o caso do direito, das crenças, dos usos e até das modas.

• Exterioridade- esta característica transmite o fato desses padrões de cultura “serem exteriores aos indivíduos”, ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.

• Generalidade – os fatos sociais existem não para um individuo especifico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com