TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transferência de renda através do Programa Bolsa-Família e sua contribuição para o desenvolvimento dos direitos do cidadão

Por:   •  12/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD

Disciplina: Pesquisa em Serviço Social II

[pic 2]

NOME COMPLETO

PROJETO DE PESQUISA

Tutor Presencial:

        Tutor Virtual:

Tutora Regente:

Polo:

Garanhuns-PE

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 TEMA DE PESQUISA        

2 OBJETO DE ESTUDO        

4 OBJETIVOS        

4.1 Objetivo geral        

4.2 Objetivos específicos        

5 JUSTIFICATIVA        

6 HIPÓTESE        

7 REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL        

8 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA        

9 PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA        

10 REFERÊNCIAS        

        

1 TEMA DE PESQUISA

        

        A transferência de renda através do Programa Bolsa-Família e sua contribuição para o desenvolvimento dos direitos do cidadão.

2 OBJETO DE ESTUDO

        O Programa Bolsa-Família é o principal programa brasileiro de transferência direta de renda com condicionalidades, voltado ao desenvolvimento das famílias, para que tenham condições de superar situações de vulnerabilidade e pobreza.

3 PROBLEMA DA PESQUISA

Esse estudo buscará responder ao seguinte problema de pesquisa: O programa de transferência de renda Bolsa-Família contribui para promover a cidadania no Brasil?

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Analisar em que medida o programa de transferência de renda Bolsa-Família vem contribuindo para o avanço dos direitos da cidadania.

4.2 Objetivos específicos

• Realizar um levantamento bibliográfico sobre alguns conceitos chave, como: os direitos sociais, cidadania, assistência social e transferência de renda para a redução da pobreza e promoção da cidadania;

• Analisar a natureza e a importância dos programas de transferência de renda;

• Apresentar considerações sobre o Programa Bolsa Família na perspectiva da promoção dos direitos humanos.

5 JUSTIFICATIVA

O Programa Bolsa Família têm se expandido consideravelmente nos últimos anos e gerado efeitos relevantes sobre os índices de pobreza e desigualdade no país, embora não estejam isentos de críticas ou problemas. A motivação para a realização desta pesquisa surgiu, a princípio, durante aulas de diferentes disciplinas, quando foram abordados temas sobre a desigualdade social, a pobreza, a miséria, enfim, as mazelas da sociedade e a maneira como essas questões são tratadas pelo Estado e pela sociedade. Diante disso, verificou-se a necessidade de conduzir uma pesquisa direcionada ao Programa Bolsa-Família, se ele pode ser um instrumento para a garantia dos direitos humanos do cidadão, preconizada na Constituição Brasileira de 1988 e na Carta dos Direitos Humanos de 1948. Desse modo, este trabalho espera contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o assunto e fornecer subsídios e informações que possam ser relevantes para um melhor entendimento sobre os mecanismos governamentais de combate às desigualdades sociais.

6 HIPÓTESE

O Programa Bolsa Família é um programa que recebe aplausos por parte de alguns e também é questionado por outros. Isso se dá tanto pelo seu caráter assistencial quanto pela exigência e condicionalidades na sua implantação. Assim, o programa traz implícitos os desafios relacionados à natureza das políticas públicas e dos programas sociais, além de alguns desafios de mudança a respeito de concepções que estão impregnadas na cultura da sociedade brasileira e que, por vezes, se constituem em empecilhos para seu desenvolvimento e para o seu avanço de forma mais efetiva.

7 REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL

                  No Brasil, o Governo Federal instituiu, em outubro de 2003, o Programa-Bolsa Família (Lei 10.836/04 regulamentada pelo Decreto nº. 5.209/04), reunindo quatro programas de transferência de renda que existiam anteriormente: Bolsa Escola, Auxílio-Gás, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação. O Programa Bolsa-Família é o principal programa brasileiro de transferência direta de renda com condicionalidades. Sua estrutura está fundamentada em torno de três dimensões: promoção do alívio imediato da pobreza, reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de saúde e educação e articulação com programas complementares, voltados ao desenvolvimento das famílias, para que tenham condições de superar situações de vulnerabilidade e pobreza.

                  Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (BRASIL, 2010), embora a criação do Bolsa-Família tenha ocorrido há apenas alguns anos, os principais resultados do programa podem ser observados pelos resultados de pesquisas, que mostram que o Brasil está avançando na redução da fome, da pobreza e das desigualdades sociais. Em relação ao cumprimento de metas físicas, o programa está presente em todos os municípios brasileiros e no Distrito Federal.

          Em grande parte da mídia e em setores políticos de matriz conservadora existe certo ceticismo quanto à implementação de programas de transferência de renda destinados a superação da fome e da pobreza. Para estes, quanto maior for a intervenção do Estado, maiores seriam os problemas sociais, já que a proteção estatal incentivaria a acomodação e a consequente falta de vontade para o trabalho. A superação dessa dependência seria portanto através da inserção desse contingente no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com