TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicaçao das Condicionalidades do Programa Bolsa Afamilia em um bairro da Cidade de Barras-PI

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  4.827 Palavras (20 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

 AGDA PEREIRA SILVA

 APLICAÇÃO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UM BAIRRO DA CIDADE DE BARRAS, PIAUÍ.

BARRAS – PI

2013.

AGDA PEREIRA SILVA[pic 3]

 

APLICAÇÃO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UM BAIRRO DA CIDADE DE BARRAS, PIAUÍ.

[pic 4]

BARRAS – PI

2013.

APLICAÇÃO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UM BAIRRO DA CIDADE DE BARRAS, PIAUÍ. [pic 5]

AGDA PEREIRA SILVA

Bacharel em Serviço Social-

UNIDERP

 

RESUMO

Um destes meios para intensificar a propagação do direito dos cidadãos foi a criação do Programa Social Bolsa Família que foi instituído no ano de 2003, com a finalidade de sanar as necessidades de seus beneficiários no que diz respeito ao combate da pobreza e da fome. Tendo-se tem-se como objetivo geral analisar os motivos que levam a família a não utilizar os recursos corretamente. Trata-se de um estudo investigação de caráter teórico e prático, embasado uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e expositivo. A pesquisa de campo é do tipo quantitativa e se deu através de entrevistas com o coordenador e os beneficiários do Programa Bolsa Família de um bairro da periferia de Barras, Piauí. Constatou-se que como o proposto no objetivo geral do presente trabalho, pode-se dizer que os recursos utilizados com outra finalidade que não seja a erradicação da fome pelas famílias, nada mais é do que há falta de instrução sobre as condicionalidades e essência desse programa, portanto é fundamental a participação mais aberta da população com os responsáveis por essas informações.

Palavras Chave: Bolsa Familia.Condicionalidade.Beneficiários 

ABSTRACT

One of these means to intensify the spread of the right of citizens was the creation of Social Bolsa Família Program which was established in 2003, in order to address the needs of its beneficiaries with regard to combating poverty and hunger. Since it has been aimed at analyzing the reasons why the family did not use the resources properly. This is a study investigating theoretical and practical, grounded a literature review, descriptive and expository. The field is the type and quantity was through interviews with the coordinator and beneficiaries of Bolsa Família a neighborhood on the outskirts of bars, Piauí.Constatou that as proposed in the aim of the present work, it can say that the resources used for any purpose other than to eradicate hunger by families, is nothing more than there is a lack of education about the conditionalities and essence of this program, so it is essential to engage the population more open with those responsible for such information..

Keywords: Handbag Family. Conditionality. Beneficiaries

1 INTRODUÇÃO

O Brasil desde a época do período colonial foi um país repleto de segregações, porém ao longo do tempo tornou-se um território de grandes conquistas, é notório que ainda haja muita desigualdade entre o povo brasileiro, mas foi verificado que é também uma onda de crescimento se intensificou no Brasil mais precisamente após a criação da Constituição Federal de 1988, onde um dos objetivos principais da nação brasileira consiste em preservar a dignidade da pessoa humana, protegendo seus direitos, tais como o trabalho, educação, alimentação, saúde e moradia digna.

Muitos foram os líderes políticos que governaram nosso país ao longo do tempo, bem como muitos recursos foram empregados por esses gestores no Brasil a fim de intensificar os benefícios para os cidadãos previstos na Constituição Federal. Um destes meios foi a criação do Programa Social Bolsa Família que foi instituído no ano de 2003, com a finalidade de sanar as necessidades de seus beneficiários no que diz respeito ao combate da pobreza e da fome. Apesar de, desde sua criação, o programa atender mais de 11 milhões de famílias em todo o país, é, a longa data, criticado por uma grande parte dos gestores governamentais, às vezes pela mídia e pela própria população.

A principal critica que se faz a respeito deste projeto é de como são determinados os critérios de inserção da família no programa, bem como há certo ar de rejeição da população relativamente mais instruída, e que geralmente não recebe benefícios do programa, é que funciona como uma estratégia do Governo para a obtenção de votos com a pretensão de conter a população na busca de seus reais direitos, pois se baseia na transferência direta de renda, segundo os críticos, é um resultado diferente do pretendido com sua instauração, ou seja, em vez de contribuir para a superação da pobreza, está estimulando a ociosidade e dependência destas famílias, tornando – se a população cada vez mais acomodada. Ressalta-se aqui principalmente, a constante desvinculação de famílias do Programa devido o descumprimento das condicionalidades estabelecidas pelo sistema, em frente a isso, devemos buscar o real motivo destes descumprimentos e analisar se tal fato é ônus apenas dos beneficiários ou se a Administração Pública não tem responsabilidades em relação a isso.

A escolha desta temática surgiu da necessidade de mostrar a realidade social de cidadãos de um bairro da periferia de Barras, Piauí beneficiadas com o Programa Bolsa Família, destacando a possibilidade de muitas irregularidades, desta forma, busca-se através deste artigo de pesquisa investigar se os recursos estão adequados para a realidade das famílias que estão inseridas no programa e, sobretudo auxiliar a coordenação do Programa Bolsa Família a identificar um perfil dessas famílias quanto às condicionalidades no referido bairro.

Diante da constatação da problemática, no que diz respeito ao Programa Bolsa Família e suas condicionalidades, tem-se como objetivo geral analisar os motivos que levam a família a não utilizar os recursos corretamente, e como objetivos específicos:verificar como devem ser utilizado os recursos do Bolsa Família; reconhecer a importância das condicionalidades dos recursos; relatar a importância de cumprir as condicionalidades.

Para atender os objetivos propostos neste estudo, utilizamos a revisão bibliográfica como abordagem investigativa na análise e reflexão de textos estudados e discutidos durante o curso de especialização, além da reflexão crítica da vivência na assistência social. Para um melhor entendimento e compreendimento didático, se dividirá a presente pesquisa em três partes: O que é o Programa Bolsa Família e Quais as condicionalidades determinadas pelo programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (527.6 Kb)   docx (353.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com