TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DE GENERO

Por:   •  13/11/2022  •  Artigo  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PALMAS

Francisco Alves Conceição

VIOLÊNCIA DE GENERO

Projeto de Pesquisa apresentado para a avaliação da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Curso de Pós-Graduação em Educação em Tempo Integral da FTP.

Turma: _____/_____/_____ (data de início)

Tutor Orientador (a):

Geraldo Severino dos Santos

Aracaju SE

2018


ASSUNTO:

Violência de gênero da rede municipal de ensino de Aracaju

TEMA e Delimitação:

Combate à violência de Gênero na rede municipal de ensino de Aracaju.

1 PROBLEMA

Como combater a violência de gênero, seja ela de raça, sexo ou padrão sexual, nas escolas do município de Aracaju?

2 JUSTIFICATIVA

Lutar contra o preconceito e violência são uma decisão que precisa ser encopada pela coletividade.

Muitos professores com certeza já devem ter presenciado situações de agressões verbais ou físicas no ambiente escolar. Por isso, esta mais que na hora de abordar esse tema em sala de aula e com toda a comunidade escolar como um todo, buscando assim diminuir e até mesmo evitar a violência de gênero.

Tomando como ponto de partida a lei citada esta  ação visa discutir a Violência de gênero dentro de uma proposta pedagógica com perspectiva para o Direito de Gênero. Sua importância se dá pelas reflexões e esclarecimentos a respeito do tema.

Sabemos que a escola não pode ser pensada como um lugar separado da sociedade, entretanto, ela é uma instituição como outras, nesse sentido é orientado pelas ideologias de forma de relacionamentos entre seu entorno. Partindo desse pressuposto que o Brasil é um país onde existe o preconceito/discriminação contra quem não segue “padrões” impostos pela sociedade, onde não são absolvidos de forma cordial e harmoniosa, é preciso que dentro do espaço de ensino fundamental maior se levante questionamentos sobre a violência de gênero, preservando o direito a igualdade. A violência sofrida no âmbito de gênero afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas de evasão.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Fomentar um novo olhar dos alunos e da comunidade escolar em relação a respeito da violência de gênero, desenvolvendo uma analise mais teórica e respeitosa na convivência com as diferenças e posição da mulher na sociedade. O projeto se propõe levar para o ambiente escolar diversas atividades, possibilitando assim aos alunos da rede municipal de ensino de Aracaju os devidos esclarecimentos e conscientização do respeito ao que não é comum aos olhos de muitos.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover reflexões sobre as causas das desigualdades e violência, e que estes tem a ver com nosso modo de vida, uma vez que o nosso comportamento está submetido às normas sociais pré-estabelecidas para homens e mulheres na sociedade;

  • Resgatar valores fundamentais para um mundo baseado no respeito em relações de igualdade, solidariedade e de justiça social;
  • Desenvolver atividades interdisciplinares, através de ações em que o feminino e o masculino não fazem referência só ao conceito de homens e mulheres, inclui também atitudes, jogos, formas de pensar e agir, de fazer e de relacionar-se com o mundo e com os outros e as outras.
  • Atividades sobre as relações de gênero na perspectiva de difundir esclarecimentos sobre direitos e deveres que se efetuem mudanças nestas relações.
  • Contribuir para a ruptura das normas de comportamentos e definições dos papéis masculino e feminino, que, durante séculos, foram impostos pela história, ideologia, cultura, religião, política e economia.
  • Trabalhar na tentativa de desconstruir o modelo de gênero, mostrando a capacidade da mulher através das políticas criadas para elas com a finalidade de esclarecê-las sobre seus direitos, rompendo os paradigmas, criando, assim, uma nova identidade onde possa ser valorizada de forma igualitária com o sexo masculino;
  • Mostrar que as relações de gênero como conhecemos é um fenômeno histórico, uma construção social, a maneira como fomos feitos homens e mulheres para viver em sociedade, e, que neste sentido, as relações de gênero é uma construção cultural. Devemos, diariamente, junto com nossa comunidade formar uma cultura contrária à desigualdade, a opressão, a discriminação e a injustiça para que haja uma ruptura de padrão de comportamento.

 

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O tema Diversidade vem sendo na última década, sendo amplamente discutida no campo da Educação, pensando e  refletindo   sobre   o  fazer   do   professor,  sejam   em   cursos   universitários, eventos, currículos escolares e etc. A crescente iniciativa, surgiram principalmente a partir das leis10.639/2003 e 11.645/2008, sendo assim amparadas por estas, todas as discussões no que se refere à diversidade.

Observamos com isso então que, há um leque outro ainda de informações e temas que ficam de fora ainda das discussões deste lugar tão plural que é a escola; desses temas, podemos destacar um: Gênero e Sexualidades. Ora, observamos que este é um tema de bastante importância e que vem sendo discutido com frequência, como também é emergencial, uma vez que observamos a crescente violência com a diversidade de gênero e sexualidades que habita em nossas escolas. O Ministério da Educação, em 2013, realizou uma pesquisa, que ouviu aproximadamente 8.283 estudantes e 20% destes afirmaram que não gostariam de ter um colega de classe que não fosse heterossexual. É importante ressaltar também, que este é um dos problemas nacionais de educação e à discriminação e violência com este tipo específico de público é corrente em nossas escolas de nosso estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com