TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Genero

Casos: Trabalho Sobre Genero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho fala sobre os gêneros textuais ou discursivos, nos mostra a importância da utilização da coesão e da coerência para a formação textual.

Apresenta uma série de curiosidades reais sobre o comportamento dos profissionais atuantes na área educacional, relata também em um dos textos escolhidos a importância de trabalhar apenas por amor ao que se faz e não apenas aquilo que se ganha.

O objetivo central deste trabalho é o contato direto ao portal do conhecimento e do aprendizado, onde também nos mostra depoimentos de profissionais educadores e de sua historia de vida e deixa claro a imensa variabilidade da diversidade educativa nos dias atuais

Sobre o trabalho

Em antes de observarmos os textos selecionados iremos conhecer tópicos importantes que nos levarão diretamente ao objetivo central deste trabalho.

Os assuntos discutidos serão;

- ” O que marca a excelência de uma escola de educação infantil é a qualidade das pessoas que lá trabalham” .

O texto escolhido fora analisado e levado em consideração temas que estão relacionados ao nosso cotidiano e principalmente porque faram parte de nossa realidade daqui alguns anos.

O segundo texto escolhido trata-se de um assunto muito questionado pois é uma entrevista ou melhor um depoimento dizendo que havia se tornado professor após a aposentadoria, é ai que entra questões como esta á diferença de um profissional que trabalha porque ama o que faz ou aquele que apenas cumpre com sua função apenas por opção.

Incluímos neste trabalho a incrível obra de Gilberto Dimenstein ‘O cidadão de papel’ que dedica um capitulo completamente voltado a educação.

REVISTA Nova Escola

Texto 1: O que marca a excelência de uma escola de educação infantil é a qualidade das pessoas que lá trabalham.

Profissionais bem formados, planejamento e propostas diversificadas são a chave para garantir a aprendizagem das crianças.

Acreche e a pré-escola dão aos pequenos acesso a diversos conhecimentos desenvolvidos pela humanidade. Mesmo assim, essa etapa da educação é muitas vezes encarada apenas como um segmento preparatório para o ensino fundamental. Ao mesmo tempo, os professores que a ela se dedicam são pouco valorizados. Ana Malajovich que tem experiência com crianças dessa fase discorre sobre essas situações e falar sobre as boas praticas de sala, incluindo a riqueza do brincar por prazer.

Muitas vezes, a educação infantil brasileira é vista como uma etapa menos importante e os educadores são desvalorizados financeiramente por isso, infelizmente existia a ideia de queos melhores deveriam lecionar para a fase final da educação para dar conta do que não foi ensinado antes, deveria ser basicamente ao contrario, é preciso valorizar os momentos em que se aprende as primeiras noções de matemática da leitura e da escrita para não haver um acumulo de dificuldades futuras , a educação infantil é muito importante para a formação das crianças pois ela permite o acesso dos pequenos a um conjunto de saberes criado pelos homens criados em todos os campos do conhecimento, o que inclui a cultura formal, esse contato é essencial principalmente para as crianças que não tem muito contato aos livros, as brincadeiras e as outras oportunidades, as características de uma creche ou pré-escola eficiente é o verdadeiro reflexo de seus profissionais, elas também são abertas com diálogos a comunidade e incorpora boas experiências com quem tem algum contato. Os materiais, a estrutura física e os espaços também são elementos muito importantes, mas não são os elementos essenciais.

Gêneros textuais ou discursivos

Os textos em geral possuem uma organização e estruturas próprias que definem o seu sentido, e é o sentido que nos proporciona e estabelece um fator de extrema importância a comunicação direta entre dois sujeitos, o DESTINADOR e o DESTINATARIO, portanto o texto baseia-se em um todo com um significado especifico e com um objetivo de comunicação.

Existem varias definições para texto, e para entendermos os gêneros é importante sabermos que o próprio texto já é considerado uma ocorrência linguística dotada de certa formalidade, ou seja o que lhe dá sentido e lhe permite exercer sua formação sócio comunicativa, os estudos mais comprometidos com o texto fazem parte da linguística textual, esse ramo da ciência linguística, podem levar o estudo além da frase, e até mesmo além do próprio texto.

Um texto tem que ter uma estrutura tal que, ao longo de seu percurso, a relação imposta entre seus elementos sejam sempre mantidas. Estas são as famosas relações de coesão e coerência, sem as quais o texto perde o seu sentido ou se tornar monótono, conforme a função a qual se distinta, o texto fica enquadrado em num certo tipo de gênero.

Os gêneros textuais são avaliados através de sua organização dos elementos formais, o gênero é caracterizado pelo seu estilo, pela sua função comunicativa para o fim a que é destinado. Surgem, pois vários gêneros orais e/ou escritos;

EXEMPLOS: bula de remédios, bilhete, narrativa, artigo de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, carta pessoal ou comercial, resenhas, resumo, charge, edital de concurso, biografia, conferencia etc.

Tipos e gêneros podem conviver em um único texto, assim sendo um texto, por exemplo, do gênero carta pode ser do tipo narrativo e argumentativo, um romance pode trazer trechos descritivos embora seja predominante narrativo, concluímos que um único texto pode haver vários tipos e gêneros.

Introdução

Este trabalho fala sobre os gêneros textuais ou discursivos, nos mostra a importância da utilização da coesão e da coerência para a formação textual.

Apresenta uma série de curiosidades reais sobre o comportamento dos profissionais atuantes na área educacional, relata também em um dos textos escolhidos a importância de trabalhar apenas por amor ao que se faz e não apenas aquilo que se ganha.

O objetivo central deste trabalho é o contato direto ao portal do conhecimento e do aprendizado, onde também nos mostra depoimentos de profissionais educadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com