TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO SEXO FEMININO

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

Ano letivo 2015/2016 – 1º Semestre

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO SEXO FEMININO

[pic 1]

Discente: Sara Sofia Oliveira Da Silva Lopes Oliveira 

 Nº de Aluno: 73600

1º Ano da Licenciatura de Serviço Social

Turma: SSPL2

[pic 2]

Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação

Docente: Inês Casquilho Martins

CI-CT1


[pic 3]

Introdução

Escolhi este tema pois é um tema que me afecta muito. No meu ocal de trabalho é recorrente depararmo-nos com situações de violência doméstica, daí considerar que quanto mais informação tiver, melhor compreenderei a situação e melhor será a minha ajuda à vitima no encaminhamento do problema. De notar que, mesmo com a evolução do tempo, é uma problemática que vem a adquirir números exorbitantes de queixas de violência domestica.

Neste trabalho, tentei analisar o tema e recolher o maior numero de informação possível  para a resposta da pergunta de investigação “Quais os diversos tipos de violência doméstica nas mulheres?” na biblioteca do Iscte, RCAAP, B-On, e Scielo.

Os tipos de violência mais detectados são maioritariamente a física, seguida da psicológica, e sexual.

Após a investigação do tema, clarifiquei quais os acessos das vitimas à ajuda, quer física, quer psicológica, bem como os acessos judiciais que a problemática exige.


[pic 4]

Tabela de Sumário da Pesquisa

Tema:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO SEXO FEMININO

Questão de investigação: “Quais os diversos tipos de violência doméstica nas mulheres?”

Recurso utilizado:

Palavras-chave:

Referências dos materiais encontrados:

Capitulo Livro

Biblioteca do ISCTE

Assédio

AND

Coação

Hirigoyen.(1999).Assédio, Coacção e Violência no Quotidiano.Lisboa:Pergaminho.                        

                        

Dissertação/Tese

RCAAP

Diferenciação

AND

Género

Ferreira,C.G.(2012).A complexidade da Violência Doméstica.Universidade Fernando Pessoa,Porto.

Artigo 1

Scielo

Depressão

AND

Dor

Medina, N & Canaval, E. &Dávila, C. & Humphreys, J. (2011).Contribution of Intimate Partner Violence Exposure, other Traumatic Events and Posttraumatic Stress Disorder to Chronic Pain and Depressive Symptoms.Investigação e Educação em Enfermaria, 29, 174-186.

Artigo 2

B-On

Mulheres

AND

Lesão

Miranda, P. & Paula, C. & Bordin, I.(2010).                               Violência Conjugal Física contra a Mulher na Vida: Prevalência e Impacto Imediato na Saúde, Trabalho e Familia. Revista Panamericana de Salud Pública, 27,300.

Artigo 3

B-On

Mulheres

AND

lesões

Garbin, S. & Isper, D. & Paula, O.(2006).Violência        doméstica: Análise das Lesões em Mulheres. Cadernos de Saúde Pública,22,2567-2573.

Artigo 4

B-on

Depressão

AND

Vitimas

Gurgel, R. & De, M.(2005).Qualidade de Vida e     Depressão em Mulheres Vítimas de Seus Parceiros. Revista da Saúde Pública,39(1),108.                        

Artigo 5

B-on

Comportamento

AND

Implicações

Almeida, P. & Pasa, G. & Scheffer,       M.(2009).Alcohol:gender and implications in the violence.Psicologia: Reflexão & Crítica, 22-252.

Justificação da relevância dos materiais

- Capítulo do livro

A escolha deste livro é feita pois achei muito pertinente a explicação da autora sobre os tipos de violência bem como as resoluções que a própria define para as estratégias na resolução do problema.

- Dissertação/ Tese

Na dissertação de Mestrado se conclui que, nos tempos de hoje, com toda a informação dispensada com o avanço da tecnologia a mulher foi discriminada no passado e continua a ser discriminada no presente.

- Artigo 1

Este artigo retracta as consequências da exposição da mulher face à violência doméstica e o que isso interfere na sua saúde mental.

- Artigo 2

Neste artigo definiu-se as consequências da violência doméstica e o seu impacto na saúde, família, emprego e que, cada vez mais a mulher tem mais dificuldade na procura de ajuda Para o combate à violência doméstica, devido ao medo de sofrer represálias, maus tratos físicos e psicológicos à própria e aos seus descendentes.

- Artigo 3

Neste artigo define quais as idades em que se sofre mais lesões em violência doméstica bem como as zonas corporais que são mais afectadas.

- Artigo 4

Neste artigo se conclui que na maior parte dos casos de violência doméstica, as mulheres são provenientes de classes de precariedade económica bem como de um baixo nível académico. Consequência destes factores é uma redução na saúde mental, acompanhada de depressões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com