TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL, DO SEXO MASCULINO E FEMININO NOS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS (JIF’S)

Por:   •  29/9/2020  •  Artigo  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho-MG 

Licenciatura em Educação Física

Luis Gustavo Piza

ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL, DO SEXO MASCULINO E FEMININO NOS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS (JIF’S)

Muzambinho-MG
2018


LUIS GUSTAVO PIZA

ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL, DO SEXO MASCULINO E FEMININO NOS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS (JIF’S)

Orientadora: Graziela Pascom

Muzambinho-MG
2018


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho que me propiciou a graduação em Licenciatura em Educação Física. Agradeço a minha Professora, Amiga e Orientadora Graziela Pascom, ou simplesmente “Grazi” que me auxiliou sempre que necessário. Também agradeço aos amigos Antônio Sergio Maritan Junior e Bruno D’Amato que sempre se prontificaram a me ajudar tornando mais fácil a conclusão desse trabalho. Agradeço minha família, em especial meu pai, Benedito Aparecido Donizete Piza, e minha mãe, Marinete S. dos Santos Piza, que me apoiaram da melhor forma, agindo sempre com carinho e amor. Agradeço aos meus irmãos que sempre estiveram ao meu lado nessa luta, suportando meus defeitos e me ajudando em tudo que fosse necessário. Agradeço ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais mais uma vez agora referindo-me ao Ensino Médio, que foi o curso que me ajudou em quase todos os meus trabalhos de campo dentro da graduação, além de me conceder aprendizagens fundamentais a minha formação durante meus estágios. Por fim, agradeço a Deus que me deu a presença dessas pessoas e saúde para conseguir concluir minha formação.


RESUMO

A ansiedade dentro do mundo esportivo, é hoje em dia, considerada um fator de grande e relevante importância para um atleta, seja qual for sua modalidade esportiva praticada. Com base nisto, este trabalho tem como objetivo principal estudar e verificar os níveis de ansiedade em atletas escolares de Handebol do sexo masculino e do sexo feminino. A amostra alvo deste estudo são os escolares atletas de Handebol do Sul de Minas Gerais, com faixa etária de 15 a 19 anos, sendo a amostra composta de 24 atletas, (12 do sexo masculino e 12 do sexo feminino) escolhidos por participarem da segunda fase (Regional) dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’S). O instrumento de medida utilizado foi o SCAT (Sports Competition Anxiety Test). Os dados foram analisados através de estatística descritiva, onde foi verificado o nível de frequência e o percentual de ansiedade, resultados do grupo, onde o GF apresentou 8,33% da amostra com níveis de ansiedade considerados como altos, enquanto o GM não apresentou nenhum atleta com níveis de ansiedade classificados como altos, não existiu diferença significativa entre os grupos.

Palavras-Chave: Ansiedade; Handebol Escolar; JIF’S.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................... 1

2. REFERENCIAL TEORICO....................................... 3

3. OBJETIVO................................................................ 5

        3.1. objetivo geral

        3.2. objetivo especifico

4. JUSTIFICATIVA....................................................... 6

5. METODOLOGIA...................................................... 7

5.1 amostras
5.2 instrumentos
5.3 procedimentos
5.3.1 scat
5.4 analise dos dados

6. RESULTADOS........................................................11

7. DISCUSSÃO...........................................................14

8.CONCLUSAO...........................................................16

9.REFERÊNCIAS........................................................17

10.ANEXOS................................................................19


1. INTRODUÇÃO

        O handebol é um esporte amplamente praticado ao redor do globo, sendo considerado um esporte intermitente, composto por esforços de baixa intensidade, alternados por esforços de alta intensidade, contendo demandas fisiológicas e demandas psicológicas durante a partida (FERREIRA; LEITE; NASCIMENTO, 2010).

        Constituindo as demandas psicológicas que influenciam os jogadores durante a partida estão presentes variáveis como motivação para a partida, estresse, ansiedade (divididas em ansiedade traço, de estado e de ativação), coping, o termo coping significa lidar adequadamente com as situações, e é utilizado para definir um tipo de programação mental voltado para a resolução de problemas e superação de momentos desafiadores, que oferecem alguma dificuldade ou que causam certo desconforto. As estratégias de coping são usadas para que pessoas se adaptem a situações adversas, superando dificuldades advindas destas situações. (LISBOA et al., 2002).

Segundo Samulski (2002), a ansiedade é uma reação emocional provocada pela percepção de um agente estressor podendo esse ser perigoso potencialmente nocivo ou frustrante.

O estudo de Pandolfo et al. (2013) analisou a ansiedade pré-competitiva em atletas masculinos de handebol do campeonato gaúcho e, evidenciou que quanto maior o número de vitórias e mais perto da final as equipes se aproximavam, maior o nível de ansiedade dos atletas. Além disto, o autor evidência que níveis moderados de ansiedade podem influenciar de modo positivo no rendimento da equipe.

Em outro estudo semelhante Santos (2004) analisou a ansiedade pré-competitiva em dois grupos de atletas de handebol, o primeiro grupo composto por atletas homens e o segundo por atletas mulheres, todos participantes de jogos universitários, para mensurar o nível de ansiedade utilizou-se o questionário Sport Competition Anxiety Test form C (SCAT-C), este estudo resultou que mulheres apresentam maiores níveis de ansiedade do que atletas masculinos, além de não encontrar relação entre maior tempo de prática e treinamento da modalidade com menores níveis de ansiedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (135 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com