TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito contra o sexo feminino

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

(Tópico frasal – Afirmação) O preconceito contra o sexo feminino é um problema que assola o cotidiano pós-moderno, sendo inúmeras as formas por meio das quais tal discriminação se apresenta. (Relacionando o tópico frasal com o tema) Seja por meio da violência física, psicológica, sexual ou patrimonial, as mulheres têm sofrido nas mãos de agressores que veem no sexo feminino um elemento ‘’frágil’’, ideologia que é completa antítese das democracias contemporâneas, supostamente liberais e igualitárias. (Defesa da tese) Nesse contexto, deve-se discutir a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

(Elemento de coesão- enlace com parágrafo anterior) Desde os primórdios da civilização, foi criado um estereótipo que reservava às mulheres apenas as funções domésticas e de procriação, excluindo a possibilidade de seu ingresso nas esferas da política ou mesmo do trabalho. Todavia, tal estereótipo vem sendo desconstruído, ao passo que as mulheres conquistam mais espaço nas relações sociais, políticas e econômicas ao redor do mundo. (Prova, com exemplificação) Torna-se como exemplo as lideranças políticas alemã, argentina e, principalmente, brasileira: hoje tais cargos são exercidos por mulheres, realidade improvável há algumas décadas. 

 Todavia, ideologias preconceituosas e agressivas ainda são inerentes à sociedade brasileira, constituindo um entrave ao progresso da nação como um todo. (Coletânea) Esse quadro torna-se evidente ao serem apresentados dados disponibilizados no site da revista ‘’Istoé’’: no período de setembro de 2006 a março de 2011, mais de 330 mil processos com base na Lei Maria da Penha foram instaurados nos juizados e varas especializados. (Argumentação com interpretação de dados e posicionamento da articulista – opinião que corrobora a tese) É no mínimo inoerente que, em pleno século XXI, junto a um cenário pautado pelas ideias de igualdade e liberdade como base fundamental de toda e qualquer democracia, ainda existam milhares de mulheres sofrendo por agressões de natureza absolutamente injustificável.

(Conector conclusivo + retomada de tese) Assim, é imprescindível que medidas sejam tomadas para a constituição de uma democracia justa e igualitária em sua plenitude. Desse modo, cabe ao (agente social) Governo (o que deve ser feito) tornar mais rígida a legislação concernente ao bem-estar do sexo feminino, (como dever ser feito) tomando as devidas providências quando algo estiver em desacordo com o que prega a Lei; (Agente social) às escolas. (o que deve ser feito) cabe o dever de instruir as gerações futuras quanto à igualdade entre os cidadãos de uma democracia, (Como dever ser feito) conscientizando-os do caráter absurdo presente em atos discriminatórios e agressivos. Por fim, lança-se um apelo às (agente social) vítimas, (como deve ser feito) ressaltando-se que a denúncia é a forma mais eficiente de se combater o problema. Afinal, (Para que deve ser feito) à guisa de Simone de Beauvoir, o opressor não seria tão forte se não encontrasse cúmplices entre os próprios oprimidos.

PRIMEIRO PARÁGRAFO

Tópico frasal + Tema + Tese

- Tópico frasal: Reescrever a proposta com outras palavras.
(Informação que mostre que você entendeu o tema)

- Tema (Nesse caso o tema já está problematizado)

- Tese

SEGUNDO PARÁGRAFO/ TERCEIRO PARÁGRAFO

Tópico frasal + Argumento + Prova (justificativa, exemplo, comparação, etc)

+Tópico frasal (Resumo do que vai dizer. Só escrever depois de preencher os argumentos no rascunho)


+Argumento 1
+ Prova: autor ou fato histórico para ratificar o argumento 1
+ Conclusão do primeiro parágrafo

QUARTO PARÁGRAFO

Conector conclusivo + Reafirmação da tese + Apresentação da proposta de intervenção:

- O que será feito?

- Quem vai fazer (agentes sociais)?

- Como será feito?

- Para quê será feito?


Proposta de intervenção 1 – Solução paliativa – Quem fará… para que fará… como fará
Proposta de intervenção 2 – Solução a longo prazo – Quem? Como? Para quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (878.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com