TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criação do serviço social e sua prática junto às políticas sociais

Pesquisas Acadêmicas: A criação do serviço social e sua prática junto às políticas sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.630 Palavras (39 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 39

359529 - ALBA DULCIMÁRIA OLIVEIRA BUENO NOVAES¹

358623 - EDILENE VALADARES CUNHA¹

358962 - MARIA ADIJANIA FREIRE¹

359024 - ROSILEI M. MARTINS CARVALHO¹

395441 - VANUSA VIANA REGO PAIVA¹

RESUMO

A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.

PALAVRAS-CHAVE: Política, Política Social, Serviço Social.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade desigual, fruto de uma política social mal estruturada e também de uma falta de organização da sociedade civil. O Brasil caminha a duras penas e a passos curtos rumo a uma sociedade igual e justa onde as Políticas Sociais finalmente sairão do papel e serão vivenciadas em sua plenitude. Analisaremos as questões sociais e o que é feito em prol do bem comum, faremos também uma analise sobre o filme Gandhi e traçaremos um paralelo da realidade daquela época para a realidade brasileira atual.

DESENVOLVIMENTO

Com estudos realizados podemos observar que a política denomina-se arte ou consciência da organização, direção e administração de nações ou estados, aplica-se esta ciência aos assuntos internos da nação (política interna ou externa) a mesma no seu regime democrático como ciência política e a atividade do cidadão que ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou sua militância. A palavra política é derivada do grego antigo, que indica todos os procedimentos relativos a polis, ou cidade e estado. A mesma pode ter orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesses públicos como, por exemplo: política financeira, política educacional, política social. Na conceituação moderna, a política é a ciência moral que normatiza do governo da sociedade civil.

As políticas sociais abordam o campo do desenvolvimento da cidadania, compreendida como pauta de direitos e deveres que se estabelece entre aqueles aos quais se atribui á condição de cidadão e seu Estado. O assistente social trabalha pela ruptura com todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças. Para o profissional que atua na área da política, a mesma significa seguridade social não contributiva que prove os mínimos sociais para o individuo de uma sociedade, realiza através de um conjunto integrado de iniciativa publica e da sociedade, assim garantindo o atendimento as necessidades básicas para sua sobrevivência.

As políticas sociais Brasileiras de seguridade social vêm sofrendo transformações ao longo dos tempos, bem como os processos no campo das lutas democráticas.

Política para o profissional de serviço social é a assistência social que inicia seu transito para o campo dos direitos e da universalização dos acessos e responsabilidade para todos. A mesma tem no seu objeto profissional garantir o bem estar social concebido como campo da seguridade social, articulada com outras políticas sociais, assim garantindo direitos e condição digna de vida ao usuário.

Essa política assegura que todos têm acesso e forma para garantir a sua sobrevivência, independente de suas limitações para o trabalho ou desemprego. Ela opera com provisão nas necessidades humanas do usuário desde o direito alimentação até vestuário. A política de assistência social também tem na sua especificidade o campo das políticas sociais, pois a mesma tem a responsabilidade de garantir direitos aos cidadãos que dela necessitar.

Na política Nacional de assistência social rege-se pelos seguintes principio demográficos exemplos supremacia do atendimento as necessidades econômicas, a universalização de direitos sociais, respeito à dignidade do cidadão e a sua autonomia, igualdade de direitos no aceso ao atendimento, divulgação ampla dos benefícios assistenciais, serviços e programas, bem como recursos oferecidos pelo poder publico.

A mesma tem no seu objeto realizar de forma integrada as políticas setoriais, visando à garantia dos mínimos direitos sociais, promovendo assim serviços, programas, projetos e benefícios de proteção básica para todos os indivíduos ou grupos de uma sociedade que delas necessitarem tendo em seu publico alvo cidadãos em situações de vulnerabilidade.

Como vimos à política para esse profissional tem no seu foco operar benefícios, serviços programas e projetos e recursos nas suas mais variadas formas para erradicação ou amenizar a situação de pobreza. Nos mostra também que o mesmo precisa articular esse auxilio, constituindo-se em uma política de proteção social ao usuário mais necessitado, garantindo ao mesmo uma sociedade mais igualitária e democrática.

Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.

Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeitos, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.

Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele.

Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social.

O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com