TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de educação a distância

Artigo: A definição de educação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Artigo  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É EAD

No estudo da educação a distância, é importante considerar as definições que foram propostas para essa modalidade educacional. Moore, em 1973, propôs uma definição que apresenta os comportamentos de ensino separados dos comportamentos de aprendizagem, facilitados “por dispositivos impressos, eletrônicos, mecânicos e outros” (apud BELLONI, 2003, p. 25). Aretio (apud IBÁNEZ, 1996, p. 10) destacava o aspecto bidirecional da comunicação na EAD. Malcom Tight (1998 apud BELLONI, 2003, p. 26) aponta na EAD a separação física entre os aprendentes e educadores. Rebel (1983 apud BELLONI, 2003, p. 26) define a EAD como “um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos da aprendizagem, possibilitando maior liberdade ao aprendente para satisfazer suas necessidades de aprendizagem”.

A EAD também foi associada aos modos de produção ou industrialização do ensino.

EAD é um método de transmitir conhecimento, competências e atitudes que é racionalizado pela aplicação de princípios organizacionais e de divisão do trabalho, bem como pelo uso intensivo de meios técnicos, especialmente com o objetivo de reproduzir material de ensino de alta qualidade. [...] É uma forma industrializada de ensino e aprendizagem. (Peters, 1973 apud BELLONI, 2003, p. 27)

Parte das definições tradicionais apresenta a clássica caracterização da educação a distância como processo educacional no qual professor e aluno não compartilham fisicamente o mesmo espaço. São “descritivas e definem a EaD pelo que ela não é, ou seja, a partir da perspectiva do ensino convencional da sala de aula. O parâmetro comum a todas elas é a distância, entendida em termos de espaço” (BELLONI, 2003, p. 27).

Vejamos, agora, uma definição a partir da distinção entre ensino e educação:

Introdução ao EAD

4

EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação", que é mais abrangente. (MORAN, 1994, p. 1)

Podemos, finalmente, entender a EAD como o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com