TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia neoclássica

Abstract: A economia neoclássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Abstract  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

1) A economia neoclássica possuía modelos teóricos que não se preocupavam em representar a realidade nas hipóteses formuladas, justificando isso, com o fato de as imperfeições existissem na teoria não teriam impactos nas conclusões, afetariam-as só superficialmente.Sraffa critica esse teoria porque considerava inadmissível que as imperfeições seriam temporárias, mas que elas podiam permanecer e assim causar muitos estragos e para ele a livre concorrência não era algo bom, era necessário ter monopólio. A escola neoclássica manipulava as leis dos rendimentos e a teoria da concorrência perfeita foge da realidade, devido as reais condições de concorrência dos mercados: diferenciação de produto, importância das preferências dos consumidores, gastos de venda, reações dos competidores em relação ao preço, etc.

2) Chamberlin, procura aderir os as proposições de Sraffa quanto à existência de preferências entre os consumidores, porque o mercado não é homogêneo e reconstruir as teorias de concorrência imperfeita e monopólio. Também formula a hipótese de que as curvas de demanda e de custos são consideradas iguais para todos os produtos, dizendo assim, que as diferenças entre os produtos não acarretam em diferença nos custos e que as preferências dos consumidores são distribuídas uniformemente.

3) Kaldor, critica a teoria da distribuição uniforme dos consumidores pelos produtos de todas empresas, ele argumenta que não há como as elasticidades serem iguais. Não há como os produtos serem iguais, as empresas possuem diferenças e vantagens geográficas que diferem na fabricação do produto e conseguentemente na preferência do consumidor e cada empresa sofre reação so concorrente próximo na hora de ofertar o produto para o m

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »