TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola como grupo e a instituicao social

Artigo: A escola como grupo e a instituicao social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Artigo  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  1.814 Visualizações

Página 1 de 5

A ESCOLA COMO GRUPO E A INSTITUICAO SOCIAL

A escola emprega vários meios para atingir seus objetivos educacionais.Podemos destacar alguns:

• Local apropriado;

• Horário obrigatório de estudo;

• Currículo planejado para cada etapa da educação;

• Métodos e materiais didáticos apropriados à transmissão de vários conteúdos

As instituições sociais, como a família, às vezes á igreja e atualmente os meios de comunicação de massa, exercem grandes influencia na educação dos indivíduos.É a escola, porem, a instituição especificamente organizada para transmitir as crianças à herança da sociedade.

A estrutura da escola

Considerada como uma reunião de indivíduos com objetivos comuns, num processo de interação continua, a escola é um grupo social.Mas pode também ser vista como uma instituição, ou seja, um conjunto de normas e procedimentos padronizados, altamente valorizados pala sociedade, cujo objetivo principal é a socialização do individuo, a transmissão de aspecto determinados da cultura.

Como grupo social, a escola pode ser vista como um conjunto de alunos, professores e funcionários que desenvolvem um processo continuo de cooperação com o objetivo primordial de transmitir cultura.

A escolha é composta por uma estrutura administrativa.Essa realidade nos possibilita ver normas decorrentes do convívio.

Toda escolha é um grupo social que:

• Tem composição definida

• Sua estrutura depende da ação combinada de seus membros (os que ensinam e os que aprendem.).

• Professores e alunos têm papeis diferentes de membros de qualquer outro grupo.

• Toda escola é instituída segundo interesse de outros grupos sociais.No Brasil suas normas são ajustadas ás determinações do poder publico.

Grupo de ensino

O Típico grupo de ensino é a classe, as classes são grupos formados, por professores e alunos. Estes que estão sujeitos a horários fixos e programas determinados devendo freqüentar obrigatoriamente as aulas e submeter –se a verificação de aproveitamento.

Formas de agrupamento

1. Grupos de idade.Idade social (mais ou menos ajustada á biológica, tem significados diferentes em cada cultura), é condição para a comunidade atribuir tarefas educadora (de crianças e adolescentes) e fator de diversificação de grupos de alunos.

2. Grupos de sexo: atração e construção de identidade: “invenção de ocorrência desairosas sobre as colegas”, problemas de competição e acomodação.

3. Grupos associativos: fundam-se na atividade dos educandos, não em fatores biológicos; dependem quase sempre de adesão consciente. (((Associações escolares: a) recreativas (brincar e jogar); b)intelectuais (estudos; grêmios); c) cooperativos (auxilio mutuo em torno de prestigio, privilegio, prazer ou subversão).

4. Status (posição prestigio): de educadores sobre educandos; de educandos sobre educandos (segundo sexo, idade, classe, ideologia).

5. Grupos do ensino (sala de aula, classe ou turma): especificam sentido da atividade pedagógica; condensam os demais agrupamentos.

NORMAS:

A cooperação é um dos principais processos sociais os processos sociais são as diversas maneiras pela quais os indivíduos e os grupos atuam uns sobre os outros, isto é, de forma eles se relacionam, estabelecendo relações sociais.

Os processos sociais podem ser associativos e dissociativo.

Processos sociais

Associativos (cooperação, acomodação, assimilação).

Dissociativos (competição, conjunto).

Sociabilizarão do

A sociabilizarão consiste na interiorização que cada individuo faz, desde que nasce até ao longo de sua vida, das normas e valores da sociedade, socializar é um processo de aprendizagem através da interiorização dessas normas e valores comuns, se faz aumentar a idealidade entre os membros de um grupo, portanto a socialização é, determinante para a integração social.

Na fase escolar, introduz a um individuo já socializado em normas setores do mundo, existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam em nos relativamente ao nosso desempenho.

Competição e conflito

Atualmente a escola, muitas vezes sem perceber tem reforçado a competição, o ser o melhor, o foco no resultado é não o processo e nas qualidades a derrota do componente ao invés da melhora na performance. Assim reforçam nas crianças e jovens durante toda a vida através da rivalidade, explorando impiedosa de seus semelhantes, pouca ou nenhuma solidariedade, exclusão violência e etc.

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar alguns acontecimento.

Liderança: O professor exerce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com