TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia: Instituição Social

Monografias: Familia: Instituição Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Instituição social é o conjunto de regras padronizadas, reconhecidas, e aceitos pela sociedade que têm grande valor social. São os modos de pensar, de sentir e de agir, cuja mudança se faz muito lentamente com dificuldade. O objetivo então é estudar a instituição família, que é uma das primeiras a terem influência na vida de uma pessoa.

Palavras-chave: Instituição Social; Família

1 INTRODUÇÃO

A família é o primeiro grupo social a que pertencemos, logo após da linguagem que não é muito considerado. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura em alguns aspectos varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto á forma de casamento e quanto ao tipo de família e autoridade.

Mostrar como a família é influente na vida da pessoa, porém até um certo ponto, pois depois vem as outras instituições, que podem, ou não, quebrar algumas das “raízes” criadas pela família.

2 DESENVOLVIMENTO

A família pode ser classificada em dois tipos: família conjugal e consanguínea. A conjugal é o grupo que reúne o marido, a esposa e os filhos, sendo essa, uma classificação burguesa. Família consanguínea é a que reúne, além do casal e seus filhos, outros parentes, como avós, netos, genros e noras.

Hoje temos também o estilo de família contemporânea, que foge do estilo de família burguesa, aonde pode ou não haver um pai, ou a mãe, ou até mesmo ter ausência de filhos. Têm-se muito hoje em dia, esse estilo de família das mais variadas formas.

Pode-se citar como algumas funções da família: função sexual, reprodutiva, econômica e educacional. As duas primeiras garantem a satisfação das necessidades sexuais dos cônjuges e perpetuam, pelo nascimento dos filhos, a espécie humana. A função econômica assegura os meios de subsistência e bem-estar. A função educacional é responsável pela transmissão a criança dos valores e padrões culturais da sociedade. A família é a primeira agência que socializa a criança.

A família recebe grande influência do modo de reprodução em que está inserida. As relações básicas duma sociedade irão influenciar. Direta ou indiretamente, a estrutura familiar. No modo de reprodução capitalista, a família que não é consciente, que não se vigia, prepara os elementos para a produção, forma cidadãos de acordo com as necessidades do sistema.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A família pode ou não estar presente em grande parte da vida do indivíduo, e de certa forma, é através dela que as outras instituições sociais são conhecidas, e a forma com que a pessoa vai aceitar uma outra instituição vem de toda uma criação anterior dada pela família.

No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com