TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A igreja católica e a formação das primeiras escolas de serviço social na América Latina

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 3

A igreja católica e a formação das primeiras escolas de serviço social na América Latina

1. A formação profissional e Igreja no Chile: o caso das primeiras escolas

Aparecem novos grupos sociais na vida chilena nos anos vinte. Resultaram das profundas mudanças na economia do país.

Arturo Alessandri representou as camadas médias e enfrentou a oligarquia. Triunfou nas eleições daquele ano. Mas não cumpriu suas principais promessas eleitorais e conciliou com os setores oligárquicos. No seu mandato se instaurou no Chile o terreno para que diversas demandas operárias ficassem incorporadas a institucionalidade do estado.

A classe operária teve um significativo crescimento em sua organização e consistência.

Ao longo de três anos Alessandri conseguiu que sua proposta de um Código do trabalho apresentada ao congresso em 1921 fosse aprovada pelo senado. Esse código comprometia o estado a regular as relações de trabalho, tendo assim o direito de protesto operário.

Em 1924 foi derrubado por uma junta militar. Meses depois os Alessandristas e setores da juventude militar substituíram o general Luis Altamirano pelo mesmo Arturo Alessandri. Uma das suas mais importantes foi a aprovação de uma nova carta constitucional, que foi sancionada em setembro de 1925. A instabilidade do Chile impediu que esta constituição entrasse imediatamente em vigência.

Toda década de vinte na história chilena está marcada como um período de severa crise internacional e contínuos protestos.

Alessandri abandonou o cargo três meses antes da conclusão do seu mandato. Emilio Figueroa o substituiu por pouco tempo, cedendo seu lugar ao Coronel Ibañes, presidente a 27 de maio de 1927.

Houve grandes mudanças na sociedade do Chile por alteração das relações entre as classes sociais. Com a emergência de um governo como de Alessandri(1921), a corte suprema convocou as eleições e Alessandri foi escolhido novamente como presidente. Mesmo assim não acabou com a luta de classes o seu retorno.

O fator dominante para a profissionalização do Serviço Social está no papel da classe operária e outros setores populares. A burguesia chilena é pioneira ao institucionalizar diversas reivindicações populares e operárias no seio do direito burguês.

Esta institucionalização gerou uma legislação que obrigava, a partir- mas não exclusivamente-

do Estado à busca de respostas aos angustiantes problemas de previdência social, habitação, condições de trabalho, saúde publica , salariais etc. Todas reinvindicações da classe operária.

A legislação aprovada em 1924 trouxe à tona diversas exigências de adequação das entidades estatais. Nessa legislação se colocava várias necessidades de adequação dos aparelhos estatais, bem como de profissionais de formação diferenciada, que pudessem atender na assistência social. Del Rio assim criou uma escola para formar profissionais para complementar o trabalho dos médicos.

As primeiras escolas de Serviço Social tanto as chilenas quanto as outras, sobre sua origem se colocam em jogo duas estratégias, em muitos complementares: de um lado a iniciativa do Estado (ou vinculada a ele),e de outro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com