TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução do sistema de educação

Artigo: A evolução do sistema de educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

As modificações no sistema de educação fazem surgir as escolas seculares. Seculares signicado do século, do mundo,e,portanto, qualquer atividade não-religiosa até então educação era privilegio dos clérigos ou no caso dos leigos se restringia á instrução religiosa, o desenvolvimento do comércio faz reaparecer a necessidade de aprender a ler, escrever e calcular.

No inicio as escolas não dispõen de acomodações adequadas e o mestre recebe os alunos em diferentes locais: na própria casa, na igreja ou na sua porta, numa esquina de rua ou ainda aluga uma sala. A partir do séculoXIII, no entanto, a própria burguesia se devide entre rico patríciado urbano, dedicados ás atividades bancárias e o segmento dos pequenos comerciantes e dos artesãos. consequentemente, também procuram restabelecer a educação voltada para a cultura "desinteressada", deixando para a burguesia plebeia as escolas profissionais em que leitura e escrita se acham reduzidas ao mínimo.

Na idade média as universidades, não significava um estabelecimento de ensino mas designa qualquer assembleia corporativa,seja de merceneiros,curtidores ou sapateiro. Por volta do século XII, procurava-se a ampliação dos estudos, não só das setes artes liberais,mas de filosofia, teologia, leis e medicina, afim de atender ás solicitações de uma sociedade cada vez mais complexas.

A universidade mais antiga de que se tem notícia é a de salerno, na Itália,onde é oferecido o ensino de medicina, já no século X.No século XIII, surgem a de Paris,especializada em teologia e a de Bolonha, em direito. Na Inglaterra destacam-se a de Cambridge e a de Oxford, com interesse pelos estudos científicos como matématica, física e astronomia. A medida que aumenta a importância da universidade, os Reis e as igrejas, disputam seu controle e no século XIII, os dominicanos conseguem muitos cátedras.

Na idade média as mulheres não tinham acesso a educação formal.As pobres trabalhava ao lado dos seus maridos e com eles analfabetos, as nobres só aprendiam alguma coisa quando recebiam aulas em seu próprio castelo.Estudavam musicas, religião e rudimentos das artes liberais, além de aprender os trabalhos manuais femininos.As meninas de outras segmentos sociais, como a burguesia, começaram a ter acesso a educação quando surgiram as escolas seculares, por ocasião da emancipação das cidades livres. Na idade média predominava uma sociedade relativamente estática, hierarquizada e por isso mesmo convencida de que Deus determinava a cada um o sue lugar, seja religioso, nobre ou camponês.

Na idade média a educação surgiu como instrumento para um fim maior, a salvação da alma e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com