TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do homem e da riqueza

Seminário: A história do homem e da riqueza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Seminário  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

historia do homem e da riqueza capitulo 14

Capitulo XIV

De Onde Vem o Dinheiro?

O dinheiro só se torna capital quando é usado para adquirir mercadorias ou trabalho com a finalidade de vendê-los novamente, com lucro.Quando o dinheiro é usado num empreendimento ou transação que dá lucro, esse dinheiro se transforma em capital. É a diferença entre comprar para uso e comprar para vender com o objetivo de ganhar. É a força de trabalho do operário que o capitalista compra para vender com lucro, mas é certo que o capitalista não vende a força de trabalho de seu operário, o que ele realmente vende com lucro são as mercadorias,o lucro vem do fato de receber o trabalho um salário menor do que o valor da coisa produzida,o capital foi acumulado principalmente pelo comércio termo elástico que incluí a conquista e a pirataria, o saque e a exploração,descoberta do ouro na América, escravidão e extermínio das populações nativas, conquista e saque das Índias Orientais; escravidão dos negros.

O comércio com as colônias trouxe riqueza a metrópole, fez as primeiras fortunas dos comerciantes europeus, conquista, pirataria, saque, exploração essas as formas, portanto, pelas quais o capital necessário par iniciar a produção capitalista foi reunido, quando os trabalhadores têm acesso aos próprios meios de produção, não trabalham para outro. O trabalhador sem terra fica pronto para ir a indústria em busca de emprego, os donos de terra não estavam expulsando os camponeses para proporcionar uma força de trabalho à indústria, estavam interessados apenas em arrancar maiores lucros da terra, onde trabalho manual não tinha como competir com as maquinas.

O Sistema Capitalista encontrava apoio na Igreja, onde os ensinamentos eram que o pobre era um pecador e decaído, um ser em permanente dívida com Deus, que ele não poderia acumular riquezas na terra, pois isso era pecado, ou seja, o pobre tinha que nascer e morre pobre. Por fim, a acumulação do capital foi um processo histórico que começou com a revolução industrial, a substituição de uma forma de produção por outra mais rápida, visando o lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com