TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A instituição SOS Mata Atlântica é o “Programa Florestas do Futuro”

Por:   •  30/3/2016  •  Dissertação  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

SOS MATA ATLÂNTICA

        

INTRODUÇÂO

A instituição SOS Mata Atlântica é o “Programa Florestas do Futuro” que reúne a sociedade, a iniciativa privada, proprietários de terras e a ação do poder público em prol do programa para a restauração florestal. Ela visa através da restauração de áreas degradadas, o Florestas do Futuro ela atua principalmente em três ações diferentes e todas são de grande importância ao meio ambiente: a remoção de carbono,a manutenção da biodiversidade e a preservação de água e de seus recursos.

DESENVOLVIMENTO

        A Mata Atlântica tem-se decompondo ao longo dos séculos por causa do extrativismo predatório, a transformação da floresta em área agrícola e à especulação imobiliária, e entre outras. Porém compõe ainda uma região de patrimônio rico, a reunir em seu entorno milhões de habitantes, sendo muito deles dependem da exploração dos grandes recursos naturais que nela estão disponíveis. “O que historicamente se verifica é a exploração predatória dos recursos da Mata Atlântica, do ponto de vista social econômico e ecológico, com a ameaça de extinção de algumas espécies aumentada devido ao extrativismo indiscriminado, à especulação imobiliária e à centenária prática de transformar floresta em área agrícola.”(LINO, Clayton Ferreira; SIMÕES, Luciana Lopes. 2002).        A região da Mata atlântica possui um rico patrimônio étnico e cultural, aproximadamente 100 milhões de habitantes, os quais utilizam uma enorme ação sobre seus remanescentes. Ainda que restem 7,3% de sua área original e que a maioria das espécies animais brasileiras são ameaçadas de extinção pertençam a esse ecossistema, a Mata Atlântica apresenta uma das maiores e importante biodiversidades do planeta, sendo que é por isso que ela sofre e por sua imensa riqueza, a Mata Atlântica foi recentemente classificada como um dos 25 hot spots do mundo para conservação. “A região atualmente abriga os maiores polos industriais e silviculturas do Brasil, além dos mais importantes aglomerados urbanos.” ( PROBIO, Equipe. 2002)

        Dessa maneira, foram criados diversos incentivos a capacitação e à organização dos agentes envolvidos na exploração florestal, com o intuito de estruturar sua cadeia produtiva e a ajuda às iniciativas de certificação bem como do mercado de produtos certificados ainda são tímidos, porém cada vez mais presentes na pauta dos financiadores de projetos, ONGs e órgãos de pesquisa.

        A Fundação da Mata Atlântica é uma organização não-governamental criada em 1986. Ela é uma instituição privada sem fins lucrativos, e sua missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, ativar ações para o desenvolvimento sustentável, como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando a atividade da cidadania socioambiental.

        A entidade planeja e desenvolve projetos de conservação ambiental, nos quais ocorre a análise de produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas.

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou, em 2009, no Viva a Mata, o projeto A Mata Atlântica é Aqui, querendo percorrer diversas cidades da Mata Atlântica no país, durante todo o ano, para levar atividades de educação e conscientização ambiental à população. Em 2015, o projeto inaugurou um novo formato: que além das atrações e jogos para à educação da sustentabilidade, a iniciativa passou a se ligar também em atrações culturais, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Pois trata-se de um caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica para a criação de um palco para brincadeiras, encontros e atividades educativas e culturais. O veículo permanece em cada cidade de uma a duas semanas, as atividades são gratuitas e apropriadas ao público de todas as idades, como palestras, contação de histórias, oficinas, teatros, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeos e maquetes interativas.O objetivo e importância desta ação é estimular de forma divertida, o interesse de crianças e adultos em adotar atitudes sustentáveis e destacar a importância da natureza para a qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com