TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto dos Programas de Preparação para Aposentadoria na Vida dos Futuros Aposentados da Empresa Alfa

Por:   •  19/10/2018  •  Artigo  •  8.595 Palavras (35 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 35

Planejando o Amanhã: O Impacto dos Programas de Preparação para Aposentadoria na Vida dos Futuros Aposentados da Empresa Alfa

Resumo

A aposentadoria é uma fase da vida que propõe uma reflexão acerca do que já foi vivido e o que ainda se pretende viver, mas por trás de suas possibilidades positivas, construiu-se um modelo preconceituoso de que ela representa o fim da vida social do indivíduo, podendo tornar a transição um momento de perdas e traumas. Dentro desta perspectiva pretendeu-se investigar como o Programa de Preparação para Aposentadoria pode impactar no processo de transição dos servidores da Empresa Alfa, um órgão público de Administração Municipal de uma cidade do Sul do Brasil. Para tanto foi abordada uma estrutura teórica sobre trabalho, aposentadoria e carreira como embasamento desta pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados através de análise de documentos e entrevistas com colaboradores da organização que participaram do PPA da Alfa, e posteriormente submetidos à Análise de Conteúdo. Dessa forma, foi possível constatar uma inferência positiva da preparação para a aposentadoria nos projetos de vida e enfrentamento por parte dos entrevistados e de que forma ela acontece, proporcionando uma consciência diante das possibilidades e um planejamento para que a aposentadoria aconteça de forma tranquila e agradável, pressupondo assim que tais programas deveriam ser disseminados dentro da área de Recursos Humanos de organizações públicas e privadas como estratégias de desenvolvimento. A partir desta expertise foi proposto um Projeto de Acompanhamento e Construção de Carreira do Servidor para construção de uma carreira paralela à pública que pode ser desenvolvida quando se aposentarem, afim de propor a reflexão de realização profissional e continuidade de uma vida ativa após a aposentadoria.

Palavras-chave: Carreira. Aposentadoria. Programas de Preparação para Aposentadoria. Planejamento.

Área Temática: Gestão de Pessoas.

1. Introdução

O tema que será explorado neste artigo é Programas de Preparação para a Aposentadoria, pois se identifica esta questão como uma deficiência dentro da área de Recursos Humanos. Há um grande empenho na captação, retenção e desenvolvimento dos profissionais dentro das organizações, mas não há preocupação no processo de reinserção desse profissional na sociedade no momento da aposentadoria. Uma das formas que esse processo pode se realizar, é através da participação em Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA), que dão suporte aos profissionais que estão nesse processo, com o objetivo de facilitar e apresentar alternativas para esta nova etapa, provando que não é o fim, mas sim que pode ser um recomeço na vida dessas pessoas.

A partir do momento que nascemos já entramos no processo de desenvolvimento e aprendizagem, estudando e nos qualificando durante muitos anos, para, finalmente ingressar no mercado de trabalho. A aposentadoria pode ser um processo tão importante na vida de um indivíduo, quanto o de trabalhar. O tema é relevante no âmbito organizacional e social, apontando grande representatividade para o futuro da humanidade. França (2002, p. 743) acredita que “Para que a transição trabalho aposentadoria seja efetivada de maneira mais tranquila, é fundamental que sejam propostos programas de preparação para a aposentadoria nas organizações, enquanto planejamento para o futuro”.

Segundo França (2009), com a evolução da raça humana, a população idosa vem crescendo significativamente, a expectativa é que no Brasil em 2050, represente 18% da população, atingindo uma possibilidade de vida de 81 anos e, consequentemente, necessite de um replanejamento a respeito de sua aposentadoria que passou a ser um problema financeiro e social para o meio.

Muitas são as formas que o indivíduo pode manter-se ativo após a aposentadoria, mas há uma necessidade de desenvolvimento de políticas públicas e organizacionais voltadas para esse processo.

Dentro desta perspectiva, foi realizada uma pesquisa com a empresa Alfa, empresa do setor público de Administração Municipal de uma cidade do Sul do Brasil, para analisar o impacto que o seu Programa de Preparação para Aposentadoria pode causar na vida dos colaboradores que estão transitando nesse processo.

Para tanto se buscou: identificar as perspectivas dos colaboradores da empresa Alfa em relação ao processo de aposentadoria; apresentar as ações do Programa de Preparação para a Aposentadoria da Alfa; identificar a relevância do PPA na vida dos que estão vivenciando esse momento e analisar de que forma o PPA impacta na vida antes, durante e após o processo de aposentadoria.

2. Fundamentação Teórica

Como suporte para a elaboração do artigo e análise dos dados, será abordada uma estrutura teórica, onde serão conceituados os temas trabalho, carreira, aposentadoria e programas de preparação para aposentadoria.

2.1 Relações de Trabalho e Carreira

Segundo Zanelli (1996), a definição de trabalho se dá como toda forma de esforço humano que intervém em seu ambiente, e é associado às atividades remuneradas, repletos de normas e rotinas e em evidentes incompatibilidades com a vida familiar.

Por meio do trabalho, o indivíduo reconfigura a percepção de si mesmo e do seu ambiente, possibilitando, com isto, seu crescimento e desenvolvimento pessoal. O trabalho é uma categoria central não somente para a organização da vida social, mas também na dimensão psicológica, pois é fundamental para os processos de autodescrição e autoavaliação. (Zanelli, Silva e Soares, 2010 p. 22).

 O trabalho é muito além de um legado, ele se tornou parte da vida do homem, ocupando um espaço considerável na vida humana e traduzindo sua condição social e financeira, sendo um retrato de sua dignidade. Ele permite realizar o projeto pessoal de ser e existir do indivíduo, fazendo parte do processo de socialização que em que o homem se configura como um ser único na sociedade e constrói sua identidade. Martins e Salles (1997) acreditam que é trabalhando que os homens e mulheres transformam o mundo, e transformando o mundo, se transformam também.

Consequentemente através do trabalho, desencadeia- se o desenvolvimento gradual de uma carreira profissional, que se estabelece de acordo como cada pessoa administra seu trabalho, suas escolhas e conhecimento perante o universo organizacional.

Balassiano e Costa (2006) afirmam que a carreira se constrói como uma sequência de percepções individuais, atitudes e comportamentos que deixam transparecer um autodesenvolvimento e um êxito nas experiências de trabalho e vida de uma pessoa. Cada pessoa desenvolverá sua carreira dentro das suas condições de desempenho e expectativa de alcance de seu objetivo de ganhos materiais ou imateriais. Para os autores, carreira significa administrar a vida pessoal e profissional cuidando do auto aperfeiçoamento e dos relacionamentos profissionais. Com uma aprendizagem contínua e capacidade de tomar decisões, um profissional que busca constantemente desenvolver-se e melhorar suas competências, estará cada vez mais próximo do que deseja ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com