TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade de evitar um impacto ambiental sem precedentes

Pesquisas Acadêmicas: A necessidade de evitar um impacto ambiental sem precedentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

2° SEMESTRE – 2014/02

MARCELO RAMALHO MARCONI 8371823883

RELATÓRIO PARCIAL PROINTER 2014/02

TUTOR EaD: FELIPE ROSSI

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Outubro/2014

RELATÓRIO PARCIAL PROINTER 2014/02

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão do Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Logística II, do Curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Tutor EaD Felipe Rossi.

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Outubro/2014

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.....................................................................................................01

SITUAÇÃO PROBLEMA E CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS.................03

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................06

REFERÊNCIAS..........................................................................................................07

APRESENTAÇÃO

A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se muito com a produção em massa, superestimando a capacidade do planeta de assimilar a exploração ilimitada dos recursos naturais e o poder dos ecossistemas de se reciclarem após a devastação. Até o final do século XX, o mundo capitalista se preocupou com o progresso e o desenvolvimento, criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental nunca antes visto, que culminou na degradação do meio ambiente.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global. É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade tripla entre governos, sociedades e empresas. Todos têm que fazer a sua parte.

Diante da iminência de efeitos danosos à economia mundial, como a perda de até 20% do Produto Mundial Bruto, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e o homem e toda a biosfera que deles depende para existir. As empresas, obviamente, não podem ficar alheias a esse movimento voltado à sobrevivência da civilização. As empresas devem pensar em projetos que gerem resultados além da filantropia, bem como inserir a gestão ambiental em seu planejamento de longo prazo.

A credibilidade de uma empresa está atrelada ao grau de responsabilidade que ela assume diante dos problemas que prejudicam o mundo. Isto é conhecido por responsabilidade moral da empresa. As sociedades estão cada vez mais atentas às necessidades de preservação e sustentabilidade do mundo. Isto requer das empresas uma atitude de maior responsabilidade e transparência, bem como o desenvolvimento de projetos que atendam aos parâmetros de sustentabilidade.

Torna-se relevante que as empresas façam negócios sustentáveis e entendam e pratiquem a inclusão social, a melhoria de qualidade de vida e o uso consciente dos recursos naturais. As empresas precisam contribuir para o desenvolvimento sustentável, com compromisso de satisfazer as expectativas de seus clientes, respeito ao meio ambiente, bem estar de seus colaboradores e de toda a sociedade. A partir de agora as empresas tem que ter em mente a Sustentabilidade que é, um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e as suas economias possam suprir as suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservar os ecossistemas naturais. Resumidamente, sustentabilidade significa promover o uso dos recursos naturais de forma a não prejudicar o seu equilíbrio.

A sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e o homem e toda a biosfera que deles depende para existir. O conceito de sustentabilidade embasa o desenvolvimento sustentável, que é entendido como um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaz as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

O desenvolvimento sustentável, além de exigir das empresas o equilíbrio de objetivos econômicos, sociais e ambientais, implica em atuar num mundo tripolar, o qual envolve três dimensões fundamentais na sociedade: empresas, governos e sociedade civil.

A inclusão social e o empreendedorismo são exemplos de ações de desenvolvimento sustentável que devem ser consideradas pelas três dimensões fundamentais da sociedade. Entretanto, independentemente da dimensão, é importante que os projetos sejam incorporados de modo profissional e não apenas enquanto ações de filantropia ou paternalismo. Embora haja muitos exemplos de programas e projetos ditos sociais, raros são os que hoje realmente fazem diferença e geram mudanças necessárias. Vários organismos nacionais e internacionais têm se mobilizado com o objetivo de definir diretrizes para garantir a responsabilidade das empresas na criação e aplicação de ações de desenvolvimento sustentável no seu planejamento estratégico.

Construir um mundo melhor não é apenas uma meta. É um processo de saber reconhecer, compreender e atuar nas relações, especialmente naquelas entre a economia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com