TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica

Artigo: A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Artigo  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Era um inicio de um processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões, espalhadas pelo Brasil até os jesuítas promoveram maciçamente à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, Ação educacional jesuítica no Brasil colonial é um estudo sobre a atuação no Brasil Colônia. Entender a importância dos jesuítas na catequese, alfabetização e instrução dos filhos dos colonos e dos indígenas constitui o principal objetivo desse estudo. Os primeiros jesuítas chegaram às terras brasileiras em 1549, enquanto a , principal documento educacional produzido pela ação educacional dos jesuítas se deu sem qualquer normalização a priori, tendo sido mais uma experiência nascida do ambiente e das condições históricas, principalmente, se for considerado o isolamento quase total em que viveram os jesuítas do primeiro século no Brasil além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra, como uma ferramenta culta de expressão e memorização de seu conhecimento era difícil a empreitada de instalar um sistema de educação. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros, , eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.

Escola no Brasil Colonial ,Imperial da 1º Republica e 2º Republica

Pensando na história da educação no Brasil, desde seus primórdios até os dias atuais, é necessário que os educadores possam visualizar de forma mais completa temas em volta de seu oficio. Foi com este intuito que, anteriormente, publicamos artigos que abordaram esta temática durante o período colonial. Pensando na história da educação no Brasil, é necessário que os educadores possam visualizar de forma mais completa temas em volta de seu oficio. Foi com este intuito que, anteriormente, publicamos artigos que abordaram esta temática durante o período colonial, para isto, o padre montou um plano de ensino adaptado ao local e à sua missão, que continha o ensino de português, a doutrina cristã e a “escola de ler e escrever”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com