TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A outra historia americana

Por:   •  22/6/2019  •  Resenha  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense – UFF

Aluno: Leandro Silva Machado Dos Santos

Trabalho de Antropologia

Turma: História 2019.1/ D1



Professor:: EDILSON MÁRCIO ALMEIDA DA SILVA

2019


INTRODUÇAO

Presente e inserido na sociedade o fenômeno multidão, grande agrupamento humano com características diversas, permite e cria condições para que indivíduos, em meio a tal diversidade no mundo, busquem o contato e o estreitamento com aqueles que sentem alguma afinidade. Dessa forma, ocorre o surgimento de pequenos grupos, que estabelecem entre si relações de proximidade e distanciamento, a fim de em coletivo tornarem o individual mais representativo perante ao fenômeno da multitude.

Ocorre que as particularidades de cada grupo, freqüentemente, geram desavenças entre essas partes da sociedade, pois passam a se subjugarem, estabelecendo valores próprios e inquestionáveis sobre o outro, sem antes procurarem o conhecimento mutuo, ou seja, preconceitos e posteriormente estereótipos. Então, passam a surgir, devido a isso, violências e tentativas de eliminações entre os bandos.

Esse é o enredo do filme ‘’A outra historia americana’’, que apresenta..alguns grupos, gangues, que se reconhecem e se aproximam principalmente pelo caráter racial. Os personagens do filme perante ao contexto da multidão, que estimulou as disputas e desavenças entre os cidadãos, fazendo surgir em alguns frustrações e sensações de impotência, e os conduzindo àqueles que partilham do mesmo sentimento e, principalmente, de caratês étnicos similares formando gangues. O contato entre as gangues é sempre conflituoso e motivo de disputa; terminando em violências físicas e verbais e assassinatos.

Partindo desse pressuposto, o seguinte trabalho visa abordar essa relação, da diferença, que é estabelecida no filme ‘’A outra historia americana’’ na representação do personagem Derek, que integra um dos  grupos étnicos da região, que se portam como supremacistas, os quais sentem-se superiores a outras gangues, não reconhecendo nenhuma semelhança entre os grupos; da mesma maneira, tem o grupo étnico negro, que também partilham do ódio perante ao que julgam diferente e opressores. Buscando o reconhecimento e discussão dos seguintes conceitos: alteridade, relativismo cultural e etnocentrismo.

PARASITAS SOCIAIS

A falsa crença de que os problemas sócias são um produto do processo de imigração leva o pai do personagem Derek Vinyard a alimentar um sentimento de ódio, perante aos que não são de sua cultura e que possuem um tom de pele diferente do seu, e, de alguma maneira, influenciar  seus filhos a reproduzirem tais cosmovisões. Dessa forma, assassinatos, doenças, pobrezas e tudo o que consideram como negativo é visto como responsabilidades desses grupos étnicos e sociais. Tal afirmação é expressa na fala do herói do filme, Derek Vinyard, após o assassinato do seu pai.

‘’Todos os problemas desse pais tem uma conotação racial. Imigraçao, AIDS, previdência são problemas das comunidades negras, hispânicas e asiáticas, não são problemas de brancos’’ (America X, direção de Tony Kaye, Estados Unidos Da America, 1998, 15min)

        Portanto, observa-se que o pensamento do personagem é carregado de: ira, ódio e preconceitos raciais, os quais como forma de vingança, de perpetuar e de transmitir tais convicções o levará à liderança de um grupo social, skinhead, que não só partilham desses mesmos princípios e sentimentos xenófobicos e racistas, de aversão ao estrangeiro e a outra etnia, como também de uma corrente ideológica ufanista americana, ligada e identificável com a brutalidade e selvageria Nazista.

Outrossim, destaca-se que esse sentimento xenofóbico, por vezes, no filme é corroborado pelo etnocentrismo, pois a aversão ao estrangeiro e a outra etnia decorre-se, principalmente, pelo estabelecimento de juízos à eles com base em valores do grupo Skinhead, o qual Derek pertence

‘’Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc’’(ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo? In: ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo? 5. ed. São Paulo: Brasiliense S, A, 1988. p. 5-5. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2019).

        Em nome da ignorância, do ‘’eu’’ e do ódio a diversidade ´é vista, como diz Claude Lévi-Strauss em seu ensaio antropológico: ‘’Raça e  Historia’’, como uma espécie de ‘’monstruosidade’’, e isso é explorado pelos que manipulam a mente dos indivíduos em prol de uma visão subjetiva acerca do mundo que os cerca. Aqueles que são considerados inimigos, pertencentes a grupos antagônicos, são definidos com base em conceitos particulares do observador, desconhecendo por completo os valores, crenças e motivo dos que consideram rivais. Tal situação, é, indubitavelmente, expressa em todos os grupos sócias, gangues, retratados em ‘’A Outra Historia Americana’’, nitidamente, expressa pelas gangues negras e as supremascitas brancas. Após Danny Vinyard expressar alguma empatia por uma parte do grupo antagônico ao seu é reprimido por Seth Ryan, que diz à ele:.

‘’Não os conhecemos, não queremos conhecê-los, eles são inimigos’’(America X, direção de Tony Kaye, Estados Unidos Da America, 1998, 27min) 

CRIOULO

        O contato com a diversidade pode levar o indivíduo à reflexão e, posteriormente, à uma mudança profunda; em suas convicções e ideologias, fazendo com que rompa com preconceitos e juízos estabelecidos sobre o outro. No filme: ‘’A Outra Historia Americana’’, após Derek ser preso e a passar realizar trabalho dentro do presídio entra em contato com quem julgava como inimigo, um negro, o qual, obviamente, mostra-se de inicio resistente ao contato.Entretanto, o convívio progride para uma boa relação entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com