TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA Historia Das Sociedades Americanas

Pesquisas Acadêmicas: AA Historia Das Sociedades Americanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 6

Atividades de Aprendizagem - AA

Disciplina: História das Sociedades Americanas I 3º Período de História

01) Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista europeia, podemos afirmar:

a) ( ) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.

b) (X) Maias, Astecas e Incas, que viviam na América Central, Vale do México e Região Andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil, que os reduzia à escravidão permanente ou temporária.

c) ( ) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.

d) ( ) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte; foram exterminados pela colonização francesa; sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual EUA.

e) ( ) Os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo apenas possível seu conhecimento pela arqueologia.

2) Quais foram os objetivos das primeiras expedições espanholas enviadas à América após a descoberta?

RESPOSTA:

Desbravar o novo continente em busca de riquezas e materiais uteis. Ou seja, explorar a recém-descoberta costa brasileira.

3) Caracterize a civilização Maia.

RESPOSTA:

A civilização Maia desenvolveu-se na península de Yucatán, na região que hoje corresponde ao sul do México, Belize, Guatemala e Honduras, na América Central. Os Maias formaram um vasto império formado por várias cidades-Estado independentes.

A civilização Maia já se encontrava em decadência quando os espanhóis chegaram à América, atingindo seu apogeu econômico e cultural entre os séculos III e XI, organizando-se em cidades-estados, como Palenke, Copan, Tikal, entre outras. Eles acreditavam que os deuses comandavam a vida de todos. A sociedade maia possuía um tipo de organização bastante rígido e primordialmente determinado pelo nascimento do indivíduo. No topo da hierarquia estava a família real, os ocupantes dos cargos políticos mais prestigiados e os ricos comerciantes locais. Na camada intermediária, encontramos os outros integrantes do funcionalismo público, o militares de menor patente e os trabalhadores especializados. Por fim, a base de tal sociedade era integrada por trabalhadores braçais e camponeses.

4) Comente como se deu a conquista do Império Asteca.

RESPOSTA:

A Conquista do Império Asteca foi uma importante campanha da Colonização espanhola da América iniciada em 1519 e finalizada em 1521 com a derrota do Império Asteca.

Hernán Cortés era um tabelião que acompanhou o governador Diogo Velasquez na conquista de Cuba em 1511, tendo recebido como recompensa grandes propriedades, onde se instalou e fez fortuna. Após a indicação do seu nome pelo governador vendeu as suas terras e financiou a expedição com o próprio dinheiro. Os astecas, a potência dominante no país, acreditavam (de acordo com mitos antigos) na tradição do regresso de Quetzalcóatl num ano Ce-Acatl. O calendário Pré-Colombiano era dividido em ciclos ou períodos de 52 anos. Cada 52º ano era um ano Ce-Acatl sendo 1519 um desses anos. Os astecas acreditavam que os conquistadores espanhóis eram enviados dos deuses (de acordo com os estudiosos ortodoxos), tendo oferecido pouca resistência aos seus avanços.

5) Alejandro Toledo tornou-se o primeiro peruano com ascendência indígena a assumir a presidência da república de seu país. A cerimônia de posse, em Machu Picchu, foi marcada por rituais e símbolos do império incaico. A respeito dos incas, é CORRETO afirmar:

a) (X) Cuzco, além do principal núcleo político do império fundado em torno do século XII, era considerado pelos incas o Centro do Mundo, o lugar mais sagrado da Terra.

b) ( ) Na sociedade incaica, havia uma clara separação entre política e religião, de tal modo que a seu governante, o Inca, não era atribuído nenhum caráter divino.

c) ( ) Eram monoteístas antes da chegada dos espanhóis à América e chegaram a associá-los ao seu deus Viraconcha.

d) ( ) A metalurgia para produção de armas, adornos e ferramentas era a base econômica do império.

e) ( ) Ao contrário do tratamento dispensado a outros povos da América, não tiveram suas estruturas político-sociais profundamente alteradas e puderam preservar suas tradições religiosas até os dias de hoje.

6) O motivo de os astecas e incas não haverem sido eliminados ou expulsos pelos conquistadores espanhóis se deveu:

a) ( ) À existência de excedente de produção e de força de trabalho organizada nessas civilizações.

b) ( ) Os tratados com os criollos que regulamentavam as formas de convivência.

c) ( ) Ao respeito dos colonizadores pelas culturas desses povos.

d) ( ) À associação com os colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.

e) (X) À existência de ouro e prata nas regiões ocupadas por esses povos.

7) “A terra queimará e haverá grandes círculos brancos do céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. Será que o tempo da dor, das lágrimas e da miséria. É o que está por vir”. São formas de dominação, impostas pelos conquistadores espanhóis aos povos indígenas na América, que mostram o cumprimento da profecia Maia, EXCETO:

a) ( ) A fome, como consequência da mudança das relações de trabalho.

b) ( ) A cruz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com